Quanto investir em SEO? E quando investir? Guia de investimento em SEO para E-commerce
Quanto investir em SEO? Uma dúvida comum que vejo em vários e-commerces é qual investimento devo fazer em SEO para e-commerce. Entendo que é parte de qualquer negócio saber quanto investir em determinado canal de marketing, por isso sempre considero essa uma dúvida razoável e justa. OK, mas quanto devo investir?
Ora, como tudo em marketing depende. Depende do momento da empresa, da sua estratégia global, da sua realidade de mercado e da sua necessidade. Deixa eu explicar melhor.
Qual o momento certo para fazer SEO?
Na minha opinião profissional, recomendo a todos fazerem SEO desde sempre. Porém há um momento em que a empresa deve sim começar a priorizar esse canal, que é normalmente quando seu investimento em mídia paga passa de R$ 20 mil por mês.
Por que esse valor arbitrário? Na verdade não é tão arbitrário. É um valor condizente com uma operação que é lucrativa de forma recorrente. Ademais, já sabe muito bem quais palavras-chave são mais interessantes para si.
Lojas com pouco volume de vendas às vezes não sabem bem o que vendem e isso é um complicador para fazer SEO estratégico.
Outro argumento a favor deste valor é que faz sentido a loja começar a destinar um percentual de sua verba de marketing para SEO. Algo como 10 a 20% do total é um bom começo. Valor esse que pode ser investido em redatores, linkbuilding ou mesmo uma consultoria de SEO mais robusta.
Há uma boa exceção para essa regra, que se trata de lojas de nichos saturados, com margens esprimidas. Como moda multimarcas, por exemplo. Num caso desses vale a pena dedicar de R$ 2 a R$ 5 mil em SEO desde sempre, mantendo o trabalho de otimização para buscas no mesmo patamar da mídia paga.
Se esse é seu caso, agende uma conversa sobre consultoria de SEO para E-commerce comigo.
Qual a realidade do mercado para SEO para e-commerce?
Existem produtos e produtos. Há coisas que tem alto volume no orgânico e outras que não. Então é preciso uma certa dose de visão para entender se vale a pena fazer SEO para seu negócio.
Deixa eu explicar melhor. Você vende um produto especial, único, normalmente em anúncios em display, tem que ter uma boa estratégia para trabalhar SEO. Você precisará investir mais para ter tráfego de topo de funil para seu negócio.
Portanto, pode ser interessante esperar um pouco mais para fazer SEO.
Por outro lado, se seu produto for mais popular e reconhecido, e as pessoas de fato buscam pelo nome ou pela categoria no Google, entendo que você pode antecipar seu SEO.
Qual a estratégia do seu negócio?
Para mim, estratégia é tudo. Quem me conhece, sabe bem. Então naturalmente é preciso subordinar seu trabalho de SEO à sua estratégia. Normalmente lojas com produtos populares, marcas conhecidas e preços acessíveis se beneficiam antes de SEO. Sem falar que costumam ser mais sensíveis às baixas margens de lucro decorrentes da dependência de mídia paga.
E o contrário também é verdade. Lojas com produtos especiais e preços exclusivos costumam ter margens mais altas, e requerem um comprometimento maior do cliente na hora de comprar. Para esses, talvez o SEO possa esperar um pouco.
Fora isso é preciso entender qual é a lógica do seu negócio. Estrategicamente é um erro brutal depender de apenas 1 canal de marketing. Se mais de 50% das suas vendas vem do Facebook Ads ou Google Ads, você precisa correr para diversificar isso o quanto antes sob risco de ser jogado para fora do mercado caso o CPC suba um pouco.
A saída logicamente não é apenas SEO. Pode ser email marketing, WhatsApp, Redes Sociais ou mesmo investir em marketplaces e atacado. O problema, repito, é depender de apenas 1 canal. Não deixe isso acontecer com seu negócio.
Qual a necessidade do seu negócio?
Uma das vantagens do SEO é reduzir o custo de aquisição do cliente através de atração de público qualificado para seu topo e meio de funil. Negócios que estão espremidos com altos CPCs de mídia paga se beneficiam muito de um trabalho robusto de SEO para E-commerce.
Um bom trabalho de SEO é como colocar uma vela no seu carro. Mesmo sem gasolina seu carro irá andar, certamente não na mesma velocidade, mas andará.
Negócios que precisam diversificar seus canais de marketing se beneficiam de um trabalho robusto de SEO para E-commerce.
Quando investir em SEO? 3 regras básicas
Quem me conhece sabe que não gosto de regras. Porém, aqui a ideia é ajudar a guiar seus investimentos.
- Lojas multimarcas devem investir em SEO
- Lojas com margens apertadas devem investir em SEO
- Lojas consolidadas, com alta dependência de mídia paga devem investir em SEO
Como fazer SEO de produtos que o cliente não conhece?
Cada caso é um caso. Na área de moda e utilidades, é muito comum que o cliente não conheça o produto. E se ele não conhece, jamais irá procurar por ele. Dessa forma, fica inútil otimizar seu site para buscas que não existem.
Agora, um produto bem projetado sempre resolve alguns problemas de algum segmento do público.
Digamos que sua loja trabalhe com sutiãs sem bojo. Faça SEO sobre problemas para escolher sutiãs! Ou que trabalhe com caminhas bonitas para PETS. Faça SEO falando de decoração para quem tem gato ou cachorro.
Qual a o problema de investir em SEO?
Investimento você sabe, sempre tem um risco. Não é diferente quando se investe em SEO, seja para e-commerce ou qualquer outro. O risco de investir em SEO costuma ser a demora no retorno. Quem investe R$ 10 mil, por exemplo, espera um retorno palpável em um prazo realista.
E esse é o risco de investir em SEO também. Demorar para dar retorno. Demorar tanto, que do ponto de vista do empresário aquele investimento foi inútil. Ok, então como fazer para acelerar os resultados?
O problema do investimento em SEO para E-commerce é a falta de qualidade no planejamento e na execução. Muitos trabalhos de otimização ocorrem sem priorização, sem controle de indicadores e, no final, não geram o resultado esperado. Não há segredo em investir em SEO, é preciso entender o básico de qualquer investimento. Só isso.
Conclusão: quanto e quando investir em SEO?
Neste artigo falei sobre valores absolutos para investir em SEO. Sugeri pelo menos 10% do orçamento de mídia paga em um negócio consolidado com margens sadias. No caso de operações em margens esprimidas, recomendo desde sempre dedicar metade do seu orçamento de mídia para otimização do site.
Também falei sobre o momento de fazer SEO. É preciso ter visão estratégica sobre o negócio. Muitas vezes, só se aprende as palavras-chave corretas para trabalhar SEO depois de alguns anos rodando sua operação. Existe um hack para encurtar isso, que você pode perguntar para qualquer consultor decente de SEO.
Por fim é importante entender que o SEO deve ser subordinado à sua estratégia. É um erro lamentável posicionar uma loja no orgânico para “preço baixo” quando ela na verdade vende “diferenciação”.
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