Como fazer SEO no Youtube: um passo a passo

Como fazer SEO no Youtube: um passo a passo

O Youtube costuma ser considerado por muito o 2º maior motor de busca da internet. Mas como fazer SEO no YouTube? Como fazer para melhorar o posicionamento dos seus vídeos dentro do YouTube? Escrevi esse artigo exatamente para ajudar a você fazer o básico de SEO para o Youtube.
Veja, um dos diferenciais mais legais do YouTube é a possibilidade de fazer SEO nessa rede. Ao contrário de Instagram e Facebook, as pessoas fazem buscas constantes no YouTube. Sem falar que muitos vídeos costumam aparecer direto no resultado da busca.
De toda a forma, com meus clientes eu costumo usar o YouTube como parte de uma estratégia avançada de otimização para busca.
Por falar nisso, você já conhece o canal de Youtube SEO para E-commerce?

Como funciona o YouTube?

O Youtube é um site em que você sobe vídeos, em que pode escolher título, descrição, miniatura e tags. Ele tem características de rede social, então o engajamento medido em inscritos no canal e média de curtidas é muito importante. Ademais, é um produto Google que tem espaço nobre na busca.
Sei que isso é básico. Mas vale recapitular porque nem todo mundo usa o Youtube corretamente. Muitos lojistas usam a rede apenas como repositório de vídeos, subindo vídeos de produtos sem título, nem descrição. Eles só querem o id do vídeo para integrar na sua loja.
Se esse é o seu caso, a notícia boa é que você já fez o mais difícil que é criar e subir vídeos. Agora só precisa otimizar.

Básico de SEO do Youtube

O básico para seu vídeo aparecer mais no YouTube é muito parecido com o de conteúdo, mas com umas pegadinhas. Segue uma lista:

Título dos vídeos deve ser otimizado!

Garanta que o título do seu vídeo seja muito similar à busca do seu possível cliente. Ao invés de “Coleção verão 2022 da Maria” batize seu vídeo de “Dicas de bolsas para o Verão 2022: Coleção da Maria”. O YouTube aceita até 100 caracteres no título. Use todos!
Lembre-se de colocar as palavras-chave e tentar escrever do jeito mais similar às buscas do cliente. Normalmente as pessoas buscam como “índio”, como em “bolsas verão 2022”, ou de forma natural “qual bolsa usar no verão 2022”. Recomendo sempre a linguagem natural.

Capriche na descrição do vídeo!

A descrição do vídeo pode ter até 5 mil caracteres. Isso dá umas 800 palavras, o que é um bocado. Use a descrição para “descrever” o que tem no vídeo. Lembre-se de colocar links para seu produto e explicar seus diferenciais.
Novamente, use e abuse da linguagem natural. Fale do assunto, não precisa necessariamente repetir o que tem no vídeo. Elabore um texto envolvendo suas palavras-chave.

Cuide do vídeo em si

Caso não tenha enviado o vídeo ainda, vale a pena cuidar para que o mesmo não seja muito longo. O Youtube costuma privilegiar vídeos assistidos até o final, com muitas curtidas positivas. Então vídeos curtos de até 1 minutos e interessantes são recomendados, especialmente se estamos falando de produtos.
Por outro lado, é evidente que um assunto complexo e profundo merece um vídeo de tamanho compatível. A título de exemplo, os vídeos do Canal SEO para E-commerce costumam ter de 8 a 10 minutos de duração devido à profundidade do assunto. O importante é que a duração do vídeo seja compatível com o conteúdo apresentado.
Um hack interessante é renomear o nome do arquivo de vídeo para sua palavra-chave. Ou seja, ao invés de enviar um arquivo como o nome VID-761001.mpg tente enviar bolsas-verao-2022.mpg para o Youtube.

Faça miniaturas interessantes

Use o Canva ou qualquer outro programa e faça um template de miniaturas bonitas e clicáveis. Use fotos e texto para deixar a miniatura do vídeo interessante. Uma boa miniatura facilitará o clique dentro da busca do Youtube e também quando aparecer em vídeos relacionados.
Use cores vibrantes e destaque as palavras-chave prioritárias na imagem. Você pode usar elementos gráficos como splashs, wows e emojis para aumentar a atratividade. Apenas cuide para usar uma linguagem alinhada a sua marca. Embora seja um site com público muito jovem, uma loja planejada para senhoras de 40 anos não deve se portar como uma menininha.

Planeje bem as etiquetas

As etiquetas ou tags são muito úteis para você aparecer nas buscas. E tem até pegadinhas. Primeiro coloque as palavras-chave adequadas para seu vídeo, como “bolsa”, “bolsa de couro”, “bolsa verão 2022”. Isso é básico.
Porém você pode fazer um algo a mais. Pode colocar na etiqueta a mesma usada por concorrentes ou canais de muito maior alcance. Digamos que suas bolsas sejam parecidas com as da Arezzo. Então por que não copiar as etiquetas usadas nos vídeos da Arezzo? Isso aumentará a chance de que seu vídeo apareça como vídeo recomendado para quem assistiu videos do concorrente.

Use o social a seu favor

Sabendo que o Youtube usa indicadores sociais para ranquear, use e abuse de pedidos de curtidas e subscrições nos seus vídeos. A regra é simples (mas não é absoluta), vídeos com mais joinhas tendem a ranquear melhor. O mesmo vale para canais com mais inscritos. E, naturalmente, vídeos com mais descurtidas costumam ranquear pior.
E não é só. Vídeos que tenham vários links externos, como do seu site ou perfil no Facebook/Instagram para o Youtube, tem maior chance de ranquear bem. Não se esqueça de personalizar seu canal com um nome de usuário similar ao de suas outras redes sociais, e também colocando links para suas redes sociais, atendimento e site.
É simples personalizar, apenas acesse seu canal e clique em “personalizar”. Depois se divirta.

Saiba controlar os resultados

O Youtube fornece uma boa quantidade de estatísticas sobre os vídeos hospedados. Use esses dados a seu favor. Pelas estatísticas você descobre quais vídeos foram mais visualizados nos últimos 30 dias e pode ir verificar se há otimizações a fazer.
Segue algumas telas disponíveis no Youtube Studio.
Uma coisa interessante de se fazer é garantir que a descrição em texto dos vídeos mais acessados tem links adequados para sua loja e para seu atendimento. Dependendo do público do vídeo, você pode oferecer um cupom ou promoção específica para os espectadores.

Checklist de SEO para Youtube

Siga essa lista para publicar vídeos no Youtube otimizados para a busca.
  1. Vídeo interessante e bem produzido
  2. Nome do arquivo com as palavras-chave
  3. Título otimizado
  4. Descrição otimizada com pelo menos 500 palavras, incluindo links para sua loja
  5. Várias etiquetas publicadas
  6. Miniatura bem feita e envolvente

Passo a passo de SEO para Youtube para E-commerce

Agora que repassamos os principais tópicos que fazem um vídeo ser ranqueado, vale a pena pensar em como operacionalizar um processo de SEO para E-commerce no YouTube. Esta é uma lista geral, com uma estratégia que deve funcionar para maior parte dos casos.
  1. Faça vídeos focados nas palavra-chave de suas categorias mais vendidas usando títulos naturais. Exemplo: “como fazer”, “o que fazer”, “dicas”, “como consertar/lavar”
  2. Suba os vídeos e garanta que o conteúdo esteja excelente e atendido todos os tópicos acima
  3. Publique o vídeo na sua loja, seja na página de categoria ou dentro da descrição de produto
  4. Garanta que a descrição do vídeo possua links para sua loja/produto
  5. Vídeos similares podem ter links entre si
  6. Promova os melhores vídeos em suas rede sociais, explicitamente peça para as pessoas darem joinha nos melhores
  7. Acompanhe as estatísticas pelo menos 1 vez por mês
  8. No Google Analytics da sua loja, acompanhe o tráfego originado no Youtube

Conclusão: quando investir no YouTube?

Fazer SEO no Youtube é um trabalho de otimização para buscas diferente do Google, mas muito interessante e cheio de possibilidades. Lamentavelmente se vê lojas apostando muito dinheiro em redes sociais efêmeras como Instagram e TikTok, enquanto deixam de lado opções que garantem resultados no longo prazo como o Youtube.

Considero o Youtube particularmente relevante para segmentos que consomem muito conteúdo, como moda e games. Sem falar nas lojas que já produzem muitos vídeos para publicar em outras redes ou mesmo no youtube. Se você já tem as habilidades necessárias para produzir vídeos, me parece natural incluir no seu dia a dia um processo de otimização de buscas no Youtube.

aber fazer vídeos, ter um cenário, montar miniaturas. Nada disso é trivial. Faça com que isso traga mais retorno para você.

Por outro lado, trabalho é trabalho e é preciso saber priorizar. Postar vídeos no Youtube não dará um resultado imediato e fazer publicidade não é algo totalmente trivial, embora também não seja magia negra.

 

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