Google deixa de considerar meta tag title. E agora?
Vários lojistas reportaram que as meta titles aparecendo na busca não eram exatamente aquilo que enviaram. Na maior parte dos casos, o texto apresentado como título da página sequer aparece literalmente no código-fonte.
Eis que o dia chegou. O Google não usa mais necessariamente o que publicamos nas meta tags, especialmente em sites com experiência na busca. O que isso significa? Qual o impacto? Vamos pensar um pouco.
Como assim o Google não respeita mais metatags?
Há mensagens pipocando nas redes sociais de webmasters reclamando que seus sites aparecem nas buscas com títulos diferentes do que foi cadastrado. Para quem não sabe, uma das funções da meta tag title é definir o nome da página na busca.
Como no exemplo abaixo. O nome da página, como definido nas metatags, aparece no título.
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É assim que estamos acostumados a trabalhar há muitos anos. Mas o Google já vinha dando indícios de que iria mudar, quando iniciou a mostrar o texto que bem deseja no campo “Description”, muitas vezes ignorando por completo a meta tag description.
Como está ficando
Por que o Google decidiu reescrever metatags?
A verdade é muito simples. A busca é do Google e ele faz o que bem deseja para melhorar a experiência da busca, ou simplesmente aumentar sua receita. Algumas pessoas disseram que os webmasters teriam exagerado do uso das metatags, incluindo emojis ou mesmo informações erradas sobre os destinos. Isso de fato acontece.
Como já falei, já é consenso que o Google escolhe a parte do texto que acha mais adequada para o campo descrição. Por que não faria com o campo título desde que melhore o resultado da busca?
Melhore para o próprio Google, vale destacar.
Qual é o impacto disso?
No momento nem todos os sites foram impactados e, mais importante, não há uma forma linear de avaliar o impacto, pois há relatos de uma forma diferente de escrever as meta tags.
Em alguns sites o Google colocou o H1 da página no lugar do title.
Em outros sites simplesmente pegou um texto de âncora de dentro do texto.
E em um caso de cliente lojista online o Google “mudou” o nome da empresa, incluindo o segmento após o nome.
Resumindo, não sabemos ainda a extensão das mudanças implementadas pelo Google. Mas já podemos supor que ações de otimização de meta tags, em que se reescreve as tags para aumentar o CTR, devem perder muita importância.
No momento eu recomendaria não mudar a estratégia, mas vale a pena ficar ligado nas mudanças.