Blog para E-commerce: quando fazer? Vale a pena?

Blog para E-commerce: quando fazer? Vale a pena?

Muito se fala hoje em dia sobre ter um blog para e-commerce. Em particular, vejo muitos especialistas em SEO e marketing salientando da importância de ter um blog para um e-commerce. Após 10 anos de experiência com e-commerce entendo que tenho uma visão bem peculiar sobre esta ferramenta e vou explicar bem nesse artigo a importância de fazer um blog para um e-commerce.

Antes de mais nada, um resumo para quem tem preguiça de ler.

Apenas e-commerces grandes, com uma equipe de conteúdo, ou que dependam muito de redes sociais devem ter blogs.

O que é um blog de e-commerce?

Blog, para quem não conhece, é um tipo de site com conteúdo frequente. É esperado de um blog que tenha um novo conteúdo a cada dia, semana ou mês. Um blog desatualizado passa a ideia de desleixo e falta de cuidado, mesmo que pouca gente o esteja lendo.

Isso faz de um blog sem visitas um dreno de tempo e recursos! É ingênuo (ou até desonesto!) – sugerir a uma loja que já tem dificuldades em criar descrições envolventes, mandar emails e cuidar de redes sociais ainda precise parar uma vez por semana para fazer um artigo qualquer com o objetivo de envolver os clientes. Não concordo com isso, embora concorde com os benefícios de manter um blog em seu e-commerce.

Benefícios de ter um blog em um e-commerce

Uma das principais vantagens em ter um blog é possui um espaço flexível para criar conteúdo envolvente sobre a loja e os produtos. É possível fazer infográficos, artigos comparativos, entrevistas e muito mais coisas legais do ponto de vista de conteúdo em um blog.

Todo esse conteúdo envolvente acaba facilitando o ganho de autoridade via menções sociais e backlinks. E isso tudo é bom mesmo! Blogs servem para essa finalidade.

Particularmente a estratégia de fazer artigos comerciais é bastante recomendada dentro do Curso de SEO para E-commerce. Estes artigos são todos favoráveis a criação de um blog para uma loja virtual

As principais vantagens apontadas por eles são:

  • melhor indexação de conteúdo
  • mais oportunidades para backlinks
  • mais espaços para o cliente conhecer seu produto
  • mais oportunidades para lincagem interna

 

Por que você não deve ter um blog em seu e-commerce

Apesar de todas essas coisas bacanas e vantagens, entendo que estrategicamente é preciso que o empresário ou lojista saiba priorizar seu processo de SEO.

Note que os 3 artigos acima são favoráveis à criação de blogs dentro de lojas virtuais. E todos vendem serviços de conteúdo e criação de blogs! Então não se engane, eles estão tentando vender blogs para você.

Eles querem que você compre mais uma ferramenta.

Fuja das ferramentas. Priorize!

Dentro das ações de SEO, há pelo menos 3 muito trabalhosas que devem ser realizadas ANTES da criação de um blog. Listo elas:

  • fazer páginas de produto com descrições envolventes
  • colocar conteúdo em sua página de categoria
  • desindexar as páginas inúteis

Felizmente eu não estou sozinho. Felipe Fontan, da CPC Commerce, concorda comigo.

Acho bem importante essa estratégia para médio ou longo prazo. O problema que todo dono de negócio quer começar a vender e quando investe nessa estratégia não consegue ver retorno aí onde o trabalho é prejudicado. Eu sempre falo para meus clientes reservarem uma verba para trabalhar o SEO sem pressa de querer resultados. Eu foco em conteúdo dentro do e-commerce como textos em categorias e páginas estratégicas com conteúdo relevante, além da lincagem interna, etc.

Conclusão: criar e manter um blog dá trabalho

Assim como tudo no e-commerce (e nos negócios de forma geral) manter um blog para seu e-commerce dá muito trabalho e exige talento. Fazer conteúdo envolvente é trabalhoso. Para criar e desenvolver pautas interessantes e com apelo comercial é preciso de dedicação.

Você tem pelo menos uma pessoa capaz de escrever 1 artigo de mil palavras sobre seus produtos por semana? Caso possua alguém assim em sua equipe, e que não seja você mesmo, e essa pessoa não tenha mais tarefas de SEO para fazer antes, entendo que sim, sua loja pode ter um blog.

A questão, portanto, não é se há benefício em ter um blog. Por que há sim! É bacana e traz retorno! Mas se não há outros investimentos melhores e mais urgentes a serem feitos.

 

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