Comandos por voz vão mudar a internet

Convertendo tráfego em vendas

Comandos por voz vão mudar a internet

O uso cada vez mais intenso de comandos de voz por usuários de internet vai mudar tudo, e será rápido. O impacto será bastante sentido no e-commerce e é preciso pensar sobre isso. Veja, quando falamos de inovação, há algumas novidades que mudam a conjuntura aos poucos ou de forma marginal.

Mas o uso cada vez mais intenso de comandos de voz vai mudar tudo na internet. Tudo. E provavelmente de forma mais intensa do que o uso mobile. Deixa eu explicar melhor.

A ideia de controlar dispositivos por voz não é exatamente nova. Eu sei disso.

Há vários anos é possível dar comandos de voz a sua TV, por exemplo, ou conversar com Siri, Alexa, Cortana e Google para executar operações no dispositivo de sua preferência.

A novidade é a popularização rápida e intensa que os comandos de voz estão tendo e como eles se integram aos vários dispositivos inteligentes. E há cada vez mais dispositivos inteligentes com capacidade de reconhecimento de fala

  • O computador onde escrevo tem a Cortana
  • O meu celular tem a Siri
  • A caixa de som tem a Alexa
  • Minha TV tem o assistente de voz da LG
  • E em todos os lugares tem o Google

O impacto no mudo real é evidente e intenso. No ano passado, 34% dos brasileiros fizeram pelo menos 1 busca de voz por mês.

Essa é a média, mas usuários mais jovens fazem dezenas de buscas (e comandos) de voz por dia. É só perguntar para adolescentes se eles usam o assistente de voz. Você vai descobrir que eles usam mais os comandos de voz do que os escritos.

E isso muda tudo.

Em breve um mundo sem teclas

 

Estamos acostumados a teclar, mover um mouse ou encostar em uma tela para fazer comandos e compras. Mas com comandos de voz isso não será mais necessário.

Quando precisar comprar um item, digamos fraldas, poderá pedir ao seu assistente de voz preferido que compre em seu nome. E o assistente poderá dizer que o frete fica em R$ 15, mas se você colocar 2 pacotes de fraldas não precisará pagar pela entrega.

E você vai comprar sem nem saber quem está entregando porque isso não é importante. Você confia no assistente de voz assim como confia em um marketplace qualquer. 

E caso deseje comprar um item desconhecido, como por exemplo uma sapatilha. Pode pedir para o assistente de voz mostrar na tela de sua TV as opções.

As opções não precisam nem mostrar qual é a loja. O comprador só precisa saber que tem 100% de chance de receber o produto e que terá um SAC atencioso caso tenha algum problema.

Qual o impacto no e-commerce?

Um mundo em que as pessoas compram com naturalidade é um mundo sem objeções. O cliente não pergunta mais se a loja é confiável. Ele confia no assistente.

É um mundo em que apenas lojistas com boa reputação irão participar. Possivelmente esse tipo de compra estará concentrado em marketplaces integrados com o assistentes de voz, como Amazon ou Google Shopping.

Qual o impacto no SEO?

O impacto dos comandos de voz é gigantesco. Se no início do século XXI fazíamos SEO com backlinks e URLs amigáveis, na década de 2020 o uso de texto natural será fundamental e a velocidade.

Ao invés de digitar “sapato bico fino”, as pessoas perguntarão ao assistente “onde comprar sapato de bico fino” ou “opções de sapato bico fino perto da minha casa”.

Descrições burocráticas, baseadas em repetição de palavras-chave vão perder espaço para descrições hierárquicas, ordenadas por peso semântico e densidade no discurso natural.

Ou seja, quem fizer descrições ainda mais longas e mais especiais sairá na frente.

Outro ponto de atenção é garantir que os dados estruturados da sua página de destino estejam corretos, pois os robôs de busca possivelmente vão considerá-los na hora de mostrar o resultado para o usuário.

Fontes

Este artigo se baseou nas palestras de Edney Souza (link para PDF) e Maryna Hradovich (link para PDF) no RD Summit, além de uma conversa com Edney Souza depois do evento. As imagens, aliás, são das apresentações de ambos.

Sobre o Autor

Daniel Bender
Daniel Bender
Autor do Curso de SEO para E-commerce. Consultor de E-commerce e SEO, com mais de 10 anos de experiência em vendas e 20 anos na internet

Um comentário

  1. […] Leia mais sobre o impacto da busca por voz no e-commerce. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *