Por que minha loja não vende?

Por que minha loja não vende?

A pergunta mais importante que lojista virtual deve se fazer é “por que minha loja não vende?”. Há muitas respostas para isso, claro, e vou listar todas aqui nesse artigo para que você possa trabalhar e melhorar suas vendas.
A base das afirmações é experiência com e-commerces pequenos e não exatamente uma pesquisa. Isso é importante destacar, pois os motivos que inibem vendas em uma loja são diferentes de outras lojas. A jornada de compra de um consumidor de suplementos é muito diferente da de um comprador de eletrônicos.

Por que meu e-commerce não vende?

#1 Sua loja não é confiável

Eu sei que você se acha honesto, mas lembre-se que na internet não temos como saber se você é uma pessoa séria mesmo. O comprador online paga antecipado por uma promessa de entrega e, por esse motivo, só compra das empresas que passam toda a credibilidade que ele espera.
Sua loja precisa ter certificado SSL instalado, certificados de uso, links para redes sociais e muito mais. Você precisa demonstrar por A + B que não é apenas uma lojinha de fundo de quintal.

#2 Seu produto não é interessante

Esse é um problema muito sério. Nem todo produto é interessante para o consumidor. Tem coisas que são ruins, feias e caras. Então não desmereça o papel do produto nas suas vendas. Vale o mesmo mantra do varejo e para vender bem é preciso comprar bem.
Porém na internet há um algo a mais. Sua descrição precisa revelar o melhor do produto para seu cliente-alvo. Uma capa de chuva de motoqueiro é muito diferente de uma capa de chuva estampada para crianças.
Entenda seu produto, adeque ele para o consumidor e faça com que seja interessante. Ou mude de produto.

#3 Seu preço está errado

Esse é um problema que acontece com frequência. Já vi casos de lojistas comprando ponta de estoque de fabricante e não conseguindo vender depois porque, pasme, o fabricante estava vendendo diretamente ao consumidor final pelo mesmo preço de atacado. Ele realmente queria se livrar do produto.
Alguns clientes são bem flexíveis com preço, aceitando pagar até 3, 4X mais por um produto de marca do que algo genérico. Mas outros não. É preciso entender isso e trabalhar de forma a valorizar a compra.
Preço é importante sim, mas não é tudo. Apenas espere mais trabalho quando decidir vender mais caro que o concorrente

#4 Suas formas de entrega são confusas

Cliente gosta de frete grátis, claro. Mas clientes também gosta de transparência. Ele não entende porque o frete da sua loja custa 3x mais do que o do concorrente (que talvez fique em seu estado). Ele também não entende porque precisa pagar R$ 20 para comprar um produto quando ele pode ir até um shopping, gastar R$ 20 de estacionamento, R$ 5 de gasolina e 1 hora de sua vida para comprar o mesmo produto 10% mais caro na cor que ele não quer.
Com a popularização dos gateways de frete, não raro há lojas oferecendo 5 a 10 opções de frete para seus clientes. Mas sem nenhum benefício claro para ele. Qual a diferença faz entre Braspress e Jamef? Porque preciso escolher TNT ou Jadlog?
Há claros mais esquisitos, em que lojas inventam regras esquisitas de frete, com descontos em médias ponderadas e sabe-se lá mais o quê.
E tudo o que o cliente quer mesmo é saber a forma confiável mais rápida e a mais barata de receber seu pedido. Só isso.

#5 Seus clientes não acham sua loja

Há inúmeras causas para a falta de tráfego de um e-commerce, mas o principal costuma ser a teimosia dos proprietários em investir de forma correta em tráfego. Tanto tráfego pago quanto SEO, email marketing e redes sociais. Todas as fontes de tráfego são importantes e existe uma combinação que trará os melhores resultados para cada loja.
Infelizmente, como não há receita de bolo é preciso testar exaustivamente para montar seus canais de tráfego de forma sustentável e lucrativa.

#6 Sua loja não convence ninguém

Você até fez um bom trabalho de varejo e de tráfego, sendo encontrado pelos clientes. Mas não está dizendo o que o cliente quer ouvir. Já vi loja com artigo em posição zero do Google super disputada que não usava a palavra “comprar”.
Se você não vender, seu cliente não irá comprar. Portanto VENDA.
Fale dos benefícios do produto, quem usa, por que usa, como funciona para trocar ou devolver e quanto tempo esse produto durará. Use depoimentos de clientes, comentários, videos, qualquer coisa.
Apenas lembre-se de convencer o cliente que o produto resolve o problema dele.

#7 Seu SAC é lamentável

De nada adianta um trabalho fabuloso de varejo e marketing se o seu atendimento é lamentável. Foram-se os dias em que o cliente aceitava esperar até 3 dias para receber uma resposta.
Se ele não for respondido em 30 minutos, certamente irá buscar outra loja. Afinal, uma loja que demora para atender possíveis clientes certamente tem um serviço horroroso com seus eventuais clientes.
O padrão de exigência de um cliente de e-commerce é muito mais elevado do que loja física. Com isso, o mau atendimento também é muito mais danoso.

#8 Sua loja é horrível

Não é por acaso que este item está no final da lista. Sua loja pode ser linda esteticamente, mas com a usabilidade quebrada além de qualquer possibilidade de reparo. As piores bizarrices quase sempre são com lojas usando programas opensource como Woocommerce e Magento. EM lojas horríveis, a busca não funciona, a moeda está mal configurada, o sistema não aceita seu CEP, você nunca recebe email com uma nova senha.
É uma tremenda perda de tempo para os clientes e um sumidouro de dinheiro para os donos.

O que fazer então para aumentar suas vendas?

A resposta é bem simples. Verificar cada um dos passos e ir melhorando gradativamente sua loja e sua forma de trabalhar. Não será uma “ferramenta” que irá aumentar sua taxa de conversão sem que seu produto seja atraente. E mesmo essa ferramenta precisa de algum tráfego. E mesmo esse tráfego só irá converter se seu produto for atraente e no preço correto.
Para chegar lá e melhorar seu negócio você pode buscar aprendizado em livros, cursos e eventos. Uma opção caso sua empresa seja mais estruturada é contratar pessoas qualificadas para trabalhar em sua equipe ou então um consultor de e-commerce experiente em resolver essas situações.
Caso deseje um consultor, use o formulário abaixo para me contatar.

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