E-commerce bom de SEO? Qual usar?

E-commerce bom de SEO? Qual usar?

Calcular ROI SEO para E-commerce

É muito comum as pessoas pedirem por indicações de lojas virtuais boas de SEO e vendas. E sempre foi meu hábito indicar aquelas que conheço por ter trabalhado diretamente ou por relacionamento com a empresa. O problema de fato é que profissionais iniciando no e-commerce muitas vezes tem poucas referências. Se perguntam coisas como “loja integrada ou tray, qual é a melhor?” ignorando boa parte do universo de plataformas que talvez seja melhor.

Outras vezes empresários pedem a opinião de implementadores de uma tecnologia que, logicamente, vão defender sua tecnologia como a superior a todas as outras. Ou seja, se você perguntar para uma magenteiro “Qual a melhor plataforma de e-commerce? É o magento mesmo?” já sabe o que ele vai responder a despeito das suas reais necessidades.

Pensando nisso fiz uma lista das plataformas de e-commerce que recomendo profissionalmente. Todas são lojas boas e com bons números. E todas tem pontos de melhoria. Nenhuma plataforma é perfeita, por mais avançada que seja, e nenhuma serve para todos os casos. Isso non ecziste.

Por fim, avalio também se as lojas virtuais da lista são boas de SEO e de vendas, se aguentam o tranco, quais seus pontos fortes e fracos e se são escaláveis.

Neste vídeo aqui eu explico qual é a melhor plataforma de e-commerce para SEO. E um spoiler, isso não existe, por que cada empresa tem um jeito de trabalhar e fazer e-commerce.

Tópicos deste artigo

Lojas com cupom de desconto para usar

Como comparar plataformas de e-commerce

O ponto de saída desse comparativo entre soluções de e-commerce é saber como compará-las. Todas as plataformas dessa lista foram consideradas com base no custo de implantar e usar, facilidade de usar, quantidade e qualidade dos recursos disponíveis.

Como você verá, a comparação das plataformas não é objetiva. Há poucos casos em que digo “plataforma tal custa tantos reais”, mesmo porque depende muito de como será sua forma de trabalhar. Algumas soluções exigem um layout customizado e suporte de agência (essas são mais flexíveis e caras), outras o próprio lojista pode fazer todo o passo a passo usando um layout padronizado. Essas são mais baratas.

Neste comparativo de plataformas de e-commerce eu ressalto os pontos mais fortes. Em alguns casos, a vantagem para usar determinado sistema é ser muito fácil de usar, logo mais simples. Em outros é por ter todo tipo de recursos que você puder imaginar, logo mais complexa.

E em outros casos ressalto pontos negativos importantes de cada plataforma de e-commerce. A falta de alguns recursos, como por exemplo, gerenciador de redirecionamentos de URLs, faz com que eu não recomende determinada plataforma para migrações.

Por fim, esta lista comparativa de plataformas de e-commerce não tem o objetivo de ser completa. Nela coloco apenas os sistemas que eu conheço e recomendo. Nada impede que hajam ótimos sistemas no mercado que eu ainda não conheça, porém prefiro não falar sobre elas sem conhecimento de causa.

Perguntas que este artigo responde

  • Loja integrada é boa de SEO?
  • VTEX é boa de SEO?
  • Loja Integrada é bom?
  • Tray é uma boa plataforma de E-commerce?
  • Como é SEO da Tray?
  • plataforma de e-commerce iset é boa? Vale a pena?

 

Qual plataforma é a melhor em SEO para E-commerce?

Eu conversei com boa parte das principais plataformas de e-commerce brasileiras e perguntei qual a melhor plataforma de e-commerce para SEO. Gostei de várias respostas, outras achei parciais demais. Veja o vídeo para entender a posição do mercado sobre o que é importante em um e-commerce sobre SEO

Neste vídeo eu falo minha posição profissional a respeito. Basicamente a melhor é aquela adequada à sua estratégia!

Saiba como escolher sua loja!

Antes de começar a questionar se “vtex é boa” e “tray e nuvem, qual é melhor?” é importante entender quais as reais necessidades do seu negócio. Se você nunca vendeu nada, certamente precisa evitar soluções com custo fixo alto ou que demandem forte customização.

Caso seu negócio seja mais estruturado ou uma rede de lojas físicas, por exemplo, vale a pena optar por uma solução mais corporativa.

Há casos de negócios que exigem determinado processo como por exemplo, suporte a dropshipping ou customização de produto. Então é importante elencar essa necessidade logo. O mesmo vale para os serviços que você já usa.

Se usa o ERP Bling, não vai querer migrar para uma plataforma sem um bom suporte a esse sistema. Vale o mesmo se você adora Smarthint ou algum outro serviço.

E também há casos de e-commerces voltados a um nicho ou tipo de cliente. Lojas B2B por exemplo costumam ter demandas não atendidas por todas as plataformas como cálculo de tributos no carrinho.

Opções de lojas virtuais em Saas

O modelo Saas se baseia na terceirização do sistema. O lojista não é dono do código, ele paga para uma empresa desenvolver o código e manter o sistema funcionando. Na minha opinião é a opção mais fácil para quem está começando, fatura menos de R$ 1 milhão ou não tem interesse em manter um time técnico.

Estas são algumas das opções Saas que eu conheço e recomendo. Há outras boas e outras nem tão boas.

E-commerce da Simplo7 é boa?

As lojas virtuais rodando a solução de e-commerce da Simplo7 costumam ser robustas, redondas, simples e direto ao ponto. A Simplo7 é uma loja virtual sem muito frufru com ótima taxa de conversão, mas pouca flexibilidade. Lojistas que exigem customizações ou recursos inovadores talvez se frustrem com ela. É recorrente faltar funcionalidades e integrações que outras plataformas consideram básicas. Uma boa definição para a Simplo7 é “loja virtual fácil de usar e de vender”.

Vale a pena usar Simplo7?

Eu recomendo para iniciantes e lojas com faturamento até R$ 100 mil / mês principalmente por suas limitações em formas de pagamento e integrações.

Vantagens da Simplo7

  • custo
  • facilidade de operar
  • robustez

Desvantagens da Simplo7

  • impossível customizar
  • poucas opções de pagamento
  • falta integração com alguns ERPs

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Loja Virtual da Nuvemshop é boa?

A Nuvemshop é um sistema de e-commerce completo, com muitas e muitas integrações para vários tipos de lojistas. Ela é bastante customizável e bem escalável. Recomendado para lojas de até R$ 1 milhão / mês na versão corporativa. Uma das vantagens da Nuvem é como o suporte e o sistema vai ficando mais completo a medida que você vai subindo seu plano.

No geral, o meu destaque para a Nuvem não é a solução, mas o atendimento e suporte que é bem superior às outras soluções de mesmo preço. Assim ela abriga tanto um lojista que nunca vendeu nada ou só precisa de um suporte para marketplaces quanto um empresário na casa dos 6 dígitos.

Vale a pena usar loja Nuvemshop? Nuvemshop é boa?

Recomendo Nuvemshop especialmente para quem está começando e precisa de algo simples com suporte funcional. A Nuvem funciona e é barata. Eventualmente, quando sua loja crescer acima de R$ 100 mil/ mês, pode ser que seu negócio requeira mais flexibilidade.

Lojistas que esperam uma plataforma fácil de usar, com ótimo suporte, e não exigem muitas customizações costumam ficar satisfeitos com Nuvemshop.

Vantagens da Nuvemshop

  • custo
  • facilidade de operar
  • muitas integrações

Desvantagens da Nuvemshop

  • difícil customizar (em comparação com soluções mais corporativas)
  • complicado inserir descrições em categorias
  • pouca experiência com lojas acima de R$ 1 milhão / mês

Há condições especiais para migração -> https://www.nuvemshop.com.br/

Neste vídeo eu converso com o co-founder da Nuvemshop

Loja virtual iSet é bom para e-commerce?

Esta é uma plataforma de e-commerce completa otimizada para SEO e altamente escalável (ou seja, você não vai precisar trocar de sistema tão cedo). A iSet possui boas integrações e é flexível. Recomendado para quem está partindo e operações maiores, na casa dos milhões.

A iSet se destaca pelo suporte excepcional mesmo para quem está começando agora e por sua escalabilidade. Você pode começar com a mesma loja e ficar com ela até seu faturamento passar de R$ 1 milhão por mês.

Vale a pena usar iSet? iSet é uma boa plataforma de e-commerce?

Recomendo iSet para qualquer um que esteja iniciando e busque uma plataforma com suporte impecável. Ela não é a mais barata, mas entrega um serviço compatível pelo o que cobra.

Suporte da iSet é excepcional. E a ferramenta também é muito completa. Em relação a SEO, é a melhor opção se comparada com plataformas de entrada.

Vantagens da iSet

  • custo
  • facilidade de operar
  • muitos recursos
  • SEO

Desvantagens da iSet

  • não é tão flexível
  • dependente de atualizações da plataforma
  • falta integração com alguns ERPs

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Loja virtual Tray E-commerce é boa para e-commerce?

A Tray E-commerce é uma das plataformas mais populares no mercado, ela é completa, mais ou menos adequada para SEO e mais ou menos escalável (ou seja, você não vai precisar trocar de sistema tão cedo). A Tray se diferencia por muita e muitas integrações e é fácil de mexer. Destacaria sua loja de aplicativos, bastante completa e fácil de usar.

O calcanhar de aquiles da Tray é o suporte, que não é dos mais incríveis, especialmente se você é pequeno. Não espere muita atenção da Tray se você estiver me um plano iniciante e tiver problemas inexplicáveis. Fora isso, ela tem bastante material publicado, especialmente tutoriais para aprender.

Eu recomendo a plataforma Tray para quem está começando até faturamento de R$ 500 mil / mês. Quem tem necessidade de marketplace deve considerar seriamente a Tray.

A Tray tem uma versão completamente distinta chamada Tray Corp (antiga Fbits), com uma arquitetura e conceito totalmente diferente.

Vale a pena usar Tray E-commerce? Tray é boa?

Na Tray E-commerce você consegue fazer quase tudo bem, mas poucas coisas muito bem. Essa distinção é importante. Ela é pioneira na integração com marketplaces e cobra mais caro por isso.

Uma boa recomendação sobre usar tray é que você não estará errado se, na dúvida, escolher Tray. Ela vai atender.

Vantagens da Tray E-commerce

  • custo
  • facilidade de operar
  • Integração nativa com Mercado Livre e outros marketplaces

Desvantagens da Tray E-commerce

  • não é muito flexível
  • suporte às vezes deixa a desejar
  • bugs inexplicáveis

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Loja Shopify é boa? Shopify vale a pena?

Shopify é uma das principais soluções de e-commerce Saas no mundo, com mais de 5.000 funcionários e 1 milhão de lojas em 175 países. É altamente recomendada para operações de dropshipping, mas há operações de todos os tipos. Ela ainda corre por fora em comparação com soluções Saas mais maduras no Brasil no quesito integrações com serviços nacionais, mas é um concorrente a ser considerado.

Já possui um time de suporte experiente no Brasil e toda ela foi traduzida por especialistas em e-commerce. Como destaque, vale falar dos mais de 3.700 apps já inclusos em sua loja! Wow!

Vale a pena usar Shopify?

A Shopify é uma solução para vários níveis de negócio. Na minha opinião, eu tenho achado um pouco confuso o painel para personalizar e fazer ajustes. Mas não sou especialista na plataforma e você não deve me considerar como tal.

Por ser uma plataforma estrangeira às vezes parece que a semântica e a usabilidade não é tão simples. Por outro lado, conheço inúmeras operações altamente lucrativas rodando Shopify.

Se você quer uma loja com visual diferente ou deseja eventualmente vender para o exterior, a Shopify é o caminho mais indicado.

Em relação a custos, espere um setup compatível com as soluções apresentadas e um custo fixo mensal altamente variável dependendo da sua necessidade.

Vantagens da Shopify

  • altamente escalável (não é necessário migrar para chegar ao nível mais corporativo)
  • muitas (MUITAS) integrações nativas
  • recursos avançados

Desvantagens da Shopify

  • não é a primeira opção dos desenvolvedores nacionais de apps (ainda)
  • lojas tem uma estrutura de URLs padronizada que na minha opinião é um pouco confusa

Neste post eu falo com Lucas Nakamura, Head de Tecnologia da Samurai Experts, uma das referências em Shopify no Brasil.

Boa notícia! A Shopify oferece 90 dias de teste grátis para quem se inscrever por este link.

Plataforma F1 Commerce é boa?

Esta é uma solução de e-commerce recomendada para operações B2B. De fato, é a referência em e-commerce para esse segmento. Ela oferece integrações e ferramentas avançadas como televendas, tabelas de preço únicas para cada cliente, acesso a representante/televendas, cálculo de regras tributárias e muito mais coisas legais.

É uma solução de nível corporativo. Espere um setup compatível com as soluções apresentadas e um custo fixo mensal salgado para uma operação pequena.

Vale a pena usar F1 Commerce?

Por ser uma plataforma altamente customizada, orientada a grandes operações, a F1 parece cara em comparação com os módulos B2B da iSet ou da Tray, especialmente para pequenas operações. Porém o sistema entrega MUITO mais. Muito mesmo.  E com uma estabilidade e tradição incomparável com essas outras soluções.

Caso sua necessidade envolva uma operação de distribuição ou venda por atacado deve muito conversar com a F1 Commerce e pegar uma proposta.

Vantagens da F1

  • altamente escalonável
  • muitas integrações nativas
  • recursos B2B avançados

Desvantagens da F1

  • custo fixo alto
  • necessita de agência integradora

Neste post eu falo com o CEO da F1 Commerce

E-commerce da Moovin é bom?

Conheço a Moovin há muitos anos e é uma plataforma bastante robusta. Ela aguenta bem o tranco e não é das mais caras, em comparação com o mercado, possuindo opções de planos de entrada e outros mais corporativos.

Recomendado para lojas com faturamento mensal entre R$ 50 mil e R$ 1 milhão. Possuem um forte diferencial em moda.

Vantagens da Moovin

  • escalonável
  • bom custo
  • robusta e segura

Desvantagens da Moovin

  • difícil customizar
  • não permite alteração no layout por parte do cliente

 

Linx commerce é uma boa opção de e-commerce?

A Linx é a antiga Core, desenvolvida para competir com a Vtex no mercado corporativo. A verdade é que a Linx tem vendido o mesmo sistema para lojistas de todos os portes, então você vai ver tanto corporações gigantes quando PMEs usando Linx. Devido a isso, desenvolvimento e suporte costuma ser mais caro. Mas é uma ferramenta bastante flexível e recomendada para operações acima de R$ 500 mil/mês.

Vantagens da Linxcommerce

  • altamente escalonável
  • muitas e muitas integrações nativas
  • altamente flexível

Desvantagens da Linxcommerce

  • é da Linx
  • custo alto
  • necessita de agência integradora

Neste artigo eu entrevisto o Head de E-commerce da Linx commerce

Loja JET Commerce é boa?

A JET é uma plataforma completa de nível corporativo (ou seja, normalmente é recomendado para empresas maiores). É uma empresa sólida com mais de 20 anos de mercado e tem vários cases. Um dos destaques da JET no momento é sua integração com WhatsApp.

Vantagens JET

  • muito escalonável e flexível
  • muitas integrações (inclusive com o Whats!)
  • modelo comercial flexível

Desvantagens da JET

  • Necessita de agência para integração
  • depende de um suporte profissional

Neste vídeo eu converso com o Henrique Rezende, Growth hacker da JET

Loja Integrada é boa? Vale a pena?

A Loja Integrada é plataforma de entrada do grupo Vtex. É um sistema robusto e funcional, embora limitado em alguns pontos. Você tem poucas opções de promoções.

A Loja Integrada possui um grave problema de SEO ao não possuir um redirecionador 301 completo. Assim não recomendo a nenhum lojista que já possua um certo tráfego orgânico migrar PARA a Loja Integrada.

Por outro lado já tive várias experiências positivas com a Loja Integrada. Considerando portanto seu custo, entendo que é uma boa opção para empresas que estão começando do zero no mercado.

Vantagens Loja Integrada

  • muito escalonável
  • integrações robustas
  • baixo custo (você pode começar grátis!)

Desvantagens da Loja Integrada

  • Templates engessados
  • Faltam opções de pagamento e promoções
  • suporte

Loja VTEX é boa?

A Vtex é líder em e-commerce no mercado brasileiro e, hoje em dia, está com valores acessíveis inclusive para PMEs. Eu recomendo apenas para operações com faturamento acima de R$ 200 mil / mês pelos custos envolvidos em suporte e manutenção.

A Vtex tem uma quantidade gigante de cases de sucesso. Em alguns segmentos eles dominam os principais players. Apenas como exemplo, as lojas das 3 principais marcas de linha branca do Brasil (Brastemp, Consul e Electrolux) todas rodam Vtex. E é uma das únicas soiluções Saas brasileiras com suporte para vendas internacionais.

Mas o marketing da Vtex nunca fala das empresas com dificuldades em arcar com o fee mensal da plataforma, acrescido dos valores da agência integradora.

Vantagens da Vtex

  • altamente escalonável
  • muitas e muitas integrações nativas, plugins e componentes
  • altamente flexível (a única opção nacional com recursos multimoeda)

Desvantagens da Vtex

  • necessita de agência integradora
  • tudo é possível, mas a um custo que às vezes é mais alto do que na concorrência
  • plataforma bem mais complexa, com curva de aprendizado mais longa

 

Opções de lojas virtuais Opensource

Muitos lojistas tem sucesso usando sistemas de e-commerce opensource. Particularmente eu não recomendo opensource, apenas se o empresário tem interesse em investir em estrutura e tecnologia. Se esse for seu caso, há 3 boas opções de plataformas de e-commerce opensource.

Fique atento pois muitos profissionais freelancer e agências pequenas oferecem lojas opensource. Quase sempre o barato sai caro, com custos altos de implantação, hospedagem e manutenção. Sem falar em custos ocultos de upgrades imprevistos.

Atenção! Antes de contratar uma Opensource verifique com cuidado o portfólio do integrador e confirme se essas lojas possuem boas vendas. E nunca contrate sem um fee de manutenção mensal!

Loja em Magento tem boa performance?

Magento E-commerce

O Magento é reconhecido com uma das principais plataformas de e-commerce do mundo. Na minha opinião é uma ótima opção corporativa, especialmente na versão enterprise, hoje conhecida como Adobe Commerce. Devido ao seu alto custo fixo de implantação e manutenção, eu não recomendo para lojas com faturamento abaixo de R$ 500 mil/mês.

Vantagens do Magento

  • altamente escalável
  • muitas e muitas integrações nativas
  • altamente flexível (tudo é possível no Magento)
  • qualquer um pode instalar e configurar Magento
  • propriedade sobre o código-fonte e banco de dados

Desvantagens do Magento

  • qualquer um pode instalar e configurar Magento, inclusive quem não entende nada de e-commerce
  • depende de um suporte profissional (que tem seu custo)
  • tudo é possível, mas a um custo bem alto
  • você pode fazer o que quiser. Mas aí precisa pagar a manutenção disso também
  • só o custo de  hospedagem é equivalente a um Saas equivalente

Como ter uma loja Magento / Adobe Commerce

Uma vez que você decidiu ir para o Magento, você precisará de alguém capacitado para fazer a implementação. É um programa complexo e completo que requer experiência. Nunca, de forma alguma, aceite que uma agência pequena use seu negócio de cobaia. Exija casos de sucesso e fale com outros clientes.

Integradores Magento / Adobe Commerce

Empresas com longa tradição e muitos cases de Magento

Veja mais sobre o Magento.

Loja Opencart vale a pena?

Minha experiência com Opencart é limitada. Mas em todos os casos as lojas tinham boa performance, apesar de um manutenção deficiente. Vou repetir, as lojas que eu vi tinham bastante bugs, pois os empresários precisavam colocar a mão na massa e mexer em configurações que não sabiam fazer.

Mas mesmo assim elas tinham vendas na casa de R$ 100 mil / mês.

Resumindo, é uma opção robusta de e-commerce opensource para empresas pequenas.

Vantagens do Opencart

  • altamente escalonável
  • muitas opções de plugin
  • altamente flexível
  • qualquer um pode instalar e configurar Opencart
  • mais barato que Magento

Desvantagens do Opencart

  • qualquer um pode instalar e configurar Opencart, inclusive quem não entende nada de e-commerce
  • depende de um suporte profissional (que tem seu custo)
  • você pode fazer o que quiser. Mas aí precisa pagar a manutenção disso também

Woocommerce é um bom E-commerce?

Embora eu seja suspeito para falar – porque adoro WordPress!!! – raramente recomendo para um lojista possuir um Woocommerce. Isso porque ele é um plugin e não um e-commerce.

Sim, é verdade que com uma certa dose de trabalho você pode ter um Woocommerce tão bom quanto um Saas, o fato é que custa 20 a 50x mais para fazer isso.

E ainda precisa gerenciar atualizações semanais de plugins que podem derrubar suas vendas de formas imprevisíveis.

Por outro lado, Woocommerce é a opção de plataforma de SEO mais barato. Isso porque ele é um CMS, ou sistema de gestão de conteúdo. Com ele é realmente muito fácil integrar conteúdo e ofertas.

Vantagens do Woocommerce

  • altamente escalonável
  • extremamente flexível (tem plugin para tudo!)
  • SEO imbatível
  • zilhões de opções de plugin
  • qualquer um pode instalar e configurar Woocommerce

Desvantagens do Woocommerce

  • qualquer um pode instalar e configurar Woocommerce, inclusive quem não entende nada de e-commerce, de internet, negócios layout. De fato, pessoas que não entendem nada de nada vendem “lojas virtuais em woocommerce”
  • depende de um suporte profissional (que tem seu custo)
  • você pode fazer o que quiser. Mas aí precisa pagar a manutenção disso também
  • cada plugin é uma fragilidade
  • é comum ter bugs

Veja mais sobre Woocommerce aqui, E não deixe de conferir a entrevista com um dos maiores especialistas em Woocommerce do Brasil.

Um comentário

  1. Wagner disse:

    Ótimo conteúdo! Muito legal a analise de pros e cons.

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