5 dicas para vender bem na Black Friday 2020

5 dicas para vender bem na Black Friday 2020

Para ter boas vendas na Black Friday 2020 é importante saber preparar seu negócio com antecedência. Dessa forma, quando os consumidores começarem a buscar ofertas especiais você estará pronto para faturar e lucrar muito. Mas o que fazer para preparar bem seu e-commerce para a Black Friday?
Planejamento! Muito planejamento!
E para se planejar bem, vale a pena começar cedo. Preparei uma lista com detalhes importantes da Black Friday para você começar agora a planejar sua Black Friday 2020.
Neste artigo apresento as mesmas dicas que uso com meus clientes de consultoria. Aliás, veja ao final do artigo uma oferta de consultoria incluindo acompanhamento especial para a Black Friday.

#1 Estratégia é tudo

A coisa mais importante a se lembrar em uma Black Friday é sempre seu objetivo inicial. Por que você está fazendo alguma oferta? Apenas para vender muito? Mas a que custo? Muita gente discorda da ideia de vender com prejuízo para “ganhar o cliente”. De fato, é raro manter no longo prazo o cliente conquistado com promoções.
Por outro lado, uma Black Friday bem feita pode ser aquela oportunidade de transformar um fã em cliente ou antecipar vendas de natal. Em todo o caso, o principal motivo para gerar vendas na Black Friday não são os descontos, mas a escassez. É aquele 1 dia no ano ideal para comprar coisas caras ou encontrar descontos malucos. Então é comum que compradores segurem compras não essenciais para 27 de novembro de 2020.
Do lado do lojista, o importante mesmo é definir de antemão o objetivo. O que você espera da sua Black Friday?
Algumas metas comuns:
  • vender em 1 dia o equivalente do restante do mês
  • dobrar as vendas no mês de novembro
  • antecipar as vendas de dezembro
  • desovar estoque antigo
  • lançar produto novo
  • converter determinado número de pedidos

#2 Defina bem suas ofertas

Com base em sua estratégia, já pode começar a a pensar nas suas ofertas. Existe um mito de que a forma correta de participar é com descontos insanos de 70 ou 80% off, mas isso não é verdade inclusive nos Estados Unidos. Por lá, os produtos com descontos profundos são usados APENAS como chamariz, e escondidos no meio da loja para forçar os clientes a passar por toda a loja.
Caso sua ideia seja vender muito, simplesmente, talvez um desconto linear em toda a loja seja uma ótima opção. Algo entre 10 a 25% costuma funcionar muito bem. Por outro lado, pode ser que você queira desovar um estoque encalhado (que pode ser seu ou de um fornecedor). Nesse caso pode oferecer tranquilamente 50 a 60% de desconto.
Ao trabalhar com produtos de valor mais elevado, ou margem mais apertada, pode fazer sentido combinar com seus fornecedores uma condição especial.
Algumas ideias de ofertas
  • desconto linear em toda a loja ou categoria
  • desconto profundo em alguns produtos
  • desconto progressivo na quantidade comprada
  • pague 2, leve 3
  • combos
  • brinde
  • frete grátis

#3 Forme seus públicos com antecedência

Cada canal de marketing tem sua forma de trabalhar e requer um certo grau de planejamento. Normalmente a mídia de melhor performance para Black Friday é email marketing, que é sem dúvida o mais caro de montar público.
Segue algumas dicas de como achar os clientes de Black Friday em cada canal.
  • SEO: crie landing pages os termos principais dos seus produtos com muita antecedência.
  • Redes Sociais: prepare corretamente como você irá comunicar com seus clientes.
  • Google Ads e Facebook Ads: monte públicos específicos (pessoas que visitaram, visitaram categoria X, foram até o carrinho).
  • Email Marketing: você precisa trabalhar com email marketing e esquentar suas listas adequadamente.

#4 Tenha um cronograma preciso

Black Friday é geralmente na última sexta-feira de novembro, certo? Isso quer dizer que todos suas ofertas, anúncios e públicos precisam estar definidos e aprovados muito antes. Já vi lojista que deixou para “lançar” sua Black Friday na sexta à tarde, quando o movimento já havia passado.
O comportamento dos compradores na Black Friday normalmente segue um padrão, as pessoas ficam alguns dias em compasso de espera e o maior movimento normalmente começa na noite da quinta-feira e se estende até as 2h da manhã. Depois, normalmente reinicia pelas 6h da manhã e segue quente até o meio da tarde de sexta. Depois disso o movimento vai esfriando até voltar ao normal na terça-feira.
O que você precisa fazer é encaixar suas promoções dentro dessa realidade para maximizar seu retorno. Ou seja, já vá planejando o que fará em cada dia, o orçamento alocado e as ofertas por dia.

#5 Prepare sua loja

Boa parte das dicas acima são simples de executar, mas para que funcionem é preciso que sua loja esteja em boas condições de competição. Garanta que seu layout seja vendedor, seus scripts estejam bem integrados, um bom posicionamento nas buscas orgânicas e que suas campanhas publicitárias estejam lucrativas.
Alguns pontos de preocupação:
  • taxa de conversão global abaixo de 1%
  • taxa de conversão de pagamento abaixo de 65%
  • custo de aquisição do cliente superior à margem líquida da loja

Conclusão

Black Friday é uma ótima oportunidade para impulsionar suas vendas e converter novos clientes. Mesmo que você não faça NADA, provavelmente venderá um pouco mais neste dia por que é um momento de compra muito forte.
Porém, os melhores resultados sempre aparecem para quem está bem preparado. Revise essa lista com carinho, pense sobre o seu negócio e veja como aproveitar esta data para lucrar mais.

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