Experiência é vital para a busca orgânica

Experiência é vital para a busca orgânica

Não é de hoje que os buscadores valorizam a experiência do usuário. O objetivo declarado do Google é entregar ao internauta a página que ele deseja. Seja uma resenha de celular ou uma lista dos celulares mais baratos, o que realmente o Google precisa fazer é garantir que o resultado agrade o usuário. É por coisas assim que o Google se tornou tão grande e importante.
E não é apenas o Google. As ferramentas de busca do Mercado Livre e do Youtube também se dispõem a entregar o melhor resultado para o usuário. É assim que ganham mantém o usuário e garantem sua rentabilidade.

Mas o que isso tem a ver com SEO?

Isso tem tudo a ver com SEO. Todo motor de busca digno deste nome DEVE OBRIGATORIAMENTE priorizar resultados que entreguem aquilo que o usuário estiver buscando. Ou seja, uma boa experiência do usuário no destino é vital para o sucesso da página. O print abaixo veio da página “como funciona a pesquisa” do Google.
A usabilidade, ou seja, a experiência de uso, é um aspecto central para a busca segundo o Google. E quem ignora isso provavelmente será ignorado pelo buscador.
Esse é um truque que na verdade não tem nada de truque. Quando você otimiza uma página para deixar mais clara uma determinada frase, ou mesmo aumentar o destaque para o preço ou promoção você está trabalhando a experiência da busca. Quando você trabalha com descrições melhores, fotos mais atraentes e um layout mais leve você também está otimizando para a experiência do usuário.

Como melhorar sua experiência?

Profissionais de SEO  experientes sabem que melhorar a experiência do usuário de forma sustentável costuma trazer frutos. O problema passa a ser o que fazer, afinal, ABSOLUTAMENTE TUDO o que está numa página (e também algumas coisas que não estão lá!) acabam influenciando na experiência do usuário.
A lista de fatores é extensa, com isso determinar a prioridade é complexo. Estes são alguns exemplos de fatores que influenciam na experiência:
  • A prioridade deve ser a velocidade de carregamento?
  • Ou o layout? Mas qual layout tem melhor usabilidade?
  • Ter boas fotos? Isso vai pesar no meu tempo de carregamento
  • Preciso de uma descrição curta ou longa?
  • As condições de pagamento e entrega influenciam? Por que não influenciaria?
  • Até comentários em redes sociais e sites de notícia vão impactar na experiência
Fica óbvia a necessidade de ter um bom conhecimento do mercado e do negócio para entender qual caminho é o melhor e o que deve ser prioridade para cada empresa. É possível aprender isso na marra, testando e fazendo. É possível aprender com literatura. É possível aprender até em grupos no WhatsApp sobre SEO e E-commerce.
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Atalho para ganhar experiência em SEO

Existem claro formas de aprender bem rapidamente sobre SEO e experiência de busca. Na minha carreira tenho acompanhado alguns profissionais que se destacam por seus resultados notáveis em busca orgânica. E a Cadastra tem um lugar especial por ser a primeira agência brasileira especializada em SEO. Por sinal, foi através deles que entendi pela primeira vez a importância da experiência do consumidor nas buscas.
A equipe da agência juntou toda sua experiência em busca e está oferecendo um curso online voltado para profissionais do mercado de marketing e e-commerce. É um curso especial, com alguns dos profissionais mais experientes do mercado. Veja:
  • Gustavo Bacchin: co-fundador da agência e veterano com mais de 20 anos de SEO (LinkedIn)
  • Victor Magalhães: diretor de digital e outro monstro de SEO (LinkedIn)
  • Richard Fenning: Gerente de SEO da B2W (LinkedIn)
  • Leticia Bernardino: Gerente de SEO na Cadastra (LinkedIn)
  • Vinícius Vidor: Head de SEO na Cadastra (LinkedIn)
  • Thiago de Carvalho: Diretor de Educação (LinkedIn)

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