Como fazer conteúdo otimizado para o Google
Uma das dificuldades mais comuns em SEO é criar conteúdo otimizado para o Google corretamente. Isso vale para e-commerce, vale para blogs e na prática para qualquer negócio que se beneficie de visitas orgânicas. E não se sinta só. Escrever de forma otimizada para buscas não é natural para ninguém.
Neste artigo vou mostrar porque é tão difícil fazer textos otimizados, como estruturar corretamente os textos e darei um exemplo prático de uma estrutura otimizada.
Tópicos deste artigo
Qual o problema em fazer texto otimizado para o Google afinal?
A dificuldade começa ainda no ensino fundamental. As escolas ensinam as crianças a fazerem textos e argumentos lineares, com início, meio e fim. O problema é que esse esquema linear simples é irreal. Ele quase nunca acontece na vida real, exceto em livros, revistas e filmes de ficção. A narrativa linear funciona bem para romances ou ficção porque a história fica bem amarrada e o que importa de verdade é arco da história, não cada uma das etapas.
Isso é fundamentalmente diferente da vida real, em que precisamos repetir as mesmas mensagens ou operações várias e várias vezes para atingir um objetivo. Em um filme, é possível concentrar 30 anos de vida em um escritório em uma frase. Já na vida real você precisa de fato trabalhar os 30 anos em um escritório.
Essa forma de narrar não está errada para contar histórias, o problema é que nos acostumamos a ela e aplicamos em tudo, inclusive descrição de produtos e comunicação empresarial. Isso não funciona no Google, pois por seu algoritmo não pensa de forma linear, como uma história. Ele mapeia toda a página e então elege os itens mais importantes e o peso de cada um.
A forma correta de se fazer entender
Na vida real somos redundantes. Se você tem filhos, imagino que todos os dias diga para escovar os dentes e lavar as mãos antes das refeições. Com clientes na internet ou com o Google não é diferente, você precisa sempre repetir aquelas informações que são mais importantes.
Comunicadores experientes sabem bem disso. Um publicitário raramente fará uma campanha bem-sucedida em que uma determinada mensagem é veiculada apenas 1 vez em apenas 1 peça. O normal é ele usar anúncios na TV, aliado com redes sociais, outdoors e às vezes um sorteio para passar sua mensagem.
Por um momento, esqueça as recomendações para redação do Enem. A redundância é necessária para que as pessoas entendam do que estamos falando. Falar uma só vez é ingênuo, seu negócio não é um filme ou livro de romance. Repita sempre a mensagem que você quer passar, pois só assim seu leitor e o Google entenderão do que se trata.
Redundância aplicada a SEO
O que redundância tem a ver com SEO? Ora, tem tudo a ver. Uma das poucas formas possíveis para o Google entender o peso de uma palavra-chave em determinado URL é contando quantas vezes determinada palavra é repetida.
A saber: ele considera também o tamanho relativo das palavras, o contexto da página e os links apontando para ela, entre outras coisas.
Sua página de “pijamas plus size” só será conhecida se tiver a sequência “pijamas plus size” repetida várias e várias vezes. Eu já vi vários e vários sites construídos em volta da marca do produto e esquecendo totalmente a categoria ou as buscas que as pessoas fazem para chegar lá. Francamente, isso é triste.
Por outro lado, não adianta você apenas repetir mil vezes a palavra-chave dentro da página sem dar nenhum contexto. Isso é considerado abuso de SEO e normalmente as páginas que a praticam são penalizadas.
A solução mais evidente para chegar nos resultado então é repetir a mesma informação, de forma diferente, várias e várias vezes. Ok, mas e como fazer na prática para repetir a informação de forma a permitir o usuário e o Google entender do se trata ? Agora que você entendeu bem o problema, posso mostrar a solução.
Como escrever artigos otimizados para busca
Já determinamos que é essencial ser redundante para aparecer bem nas pesquisas. Mas como fazer isso na prática? Como repetir as palavras-chave de forma coerente, consistente e que ainda incentive o leitor a fazer uma ação comprometedora como comprar o produto que está vendo? Apresento a técnica de redação da “múltiplas pirâmides invertidas“.
O nome pode parecer pomposo, mas na verdade ela é simples e se baseia na forma natural das pessoas falarem. Vou repetir. Para escrever textos otimizados para buscas, você deve usar uma estrutura parecida com a fala natural das pessoas.
Não entendeu ainda? Ouça com atenção o discurso de um político. Ou da sua tia-avó. Ou qualquer tipo de fofoca sobre um assunto qualquer. Ele segue mais ou menos esse fluxo.
- Algum assunto importante (na verdade a palavra-chave), digamos agasalhar os pés no inverno
- Uma breve explicação sobre o assunto, pois já que no inverno fica mais frio, logicamente você precisa manter os pés aquecidos
- Aquele assunto importante novamente, mas em outra frase como mantenha os pés aquecidos no inverno
- Uma analogia sobre essa coisa importante, afinal não cuidar dos pés é como ficar com a cabeça no forno e os pés no congelador
- Mais uma vez o assunto importante, no caso agasalhe seus pés no inverno
- o que acontece quando não se cuida disso dos pés, você vira pé frio e seu time de futebol nunca ganha!
- Uma forma diferente de nomear a mesma coisa importante, pois pé frio portanto traz azar
- A mesma explicação do início, só que com palavras trocadas, como todos devem usar meias grossas no inverno
- A importância da coisa importante, dizer que manter os pés frios é cuidar do seu corpo
- O que acontece quando não se dá a atenção a isso, por exemplo quem não cuida do seu corpo eventualmente acaba morrendo
- o que fazer com essa coisa importante. Afinal, é fácil manter os pés quentes, basta usar meias
- Pessoas que prestam atenção ao assunto importante fizeram assim ou assado. Veja o exemplo de Neymar, que sempre usa meias grossas e ganha milhões jogando futebol
- Por fim, como o assunto é importante recomendo que compre meias grossas como a do Neymar
Tutorial simples de redação para SEO
Brincadeiras à parte, a redação ideal para SEO deve sempre alternar altos e baixo. O Alto seria sua palavra-chave em alguma frase que faça sentido e o Baixo um argumento que suporte essa declaração. Exemplo
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Esse formato de texto pode ser repetido a exaustão, variando Altos e Baixos com mais ou menos conteúdo, sempre cuidando para não repetir DEMAIS as palavras-chave principais da página e evitar penalização do Google.
Dicas para redação de e-commerce otimizada a buscas
- priorize as páginas com maior potencial de vendas
- priorize produtos ou categorias que raramente se esgotam
- priorize palavras-chave que convertem melhor para sua loja
- o objetivo da sua descrição é fazer com que a pessoa clique no “botão comprar”
- não perca tempo com produtos ou páginas de baixa conversão
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