Qual o CTR ideal no Google Search Console para um E-commerce?
É costume lojistas se perguntarem qual o CTR ideal no Google Search Console. Afinal, se CTR é uma métrica essencial em mídia paga ele também deve ser importante para a busca orgânica. Certo? Errado. E vou explicar o porquê.
Um CTR muito alto significa que você provavelmente não está competindo como deveria na busca orgânica. Você está sendo muito conservador e deveria arriscar mais, fazer mais conteúdo e otimizar seu site.
O que é CTR e porque isso é importante
Para quem não sabe, CTR é o acrônimo de Click Through Rate ou “Taxa de Cliques”. A fórmula para calcular é bem simples, basta dividir o número de cliques pelas impressões (ou visualizações) para chegar lá.
Então um anúncio com 3.478 impressões e 56 cliques tem um CTR de 1,61%.
Em mídia paga, normalmente Google Ads e Facebook Ads, o CTR é inversamente proporcional ao seu Custo por Clique. Assim anúncios com CTR mais alto possuem um CPC (geralmente) mais baixo.
Portanto CTR é um indicador importante de performance de um anúncio. Quem não o controla vê seu orçamento se esvair com poucas vendas.
CTR de um e-commerce na busca orgânica
O porém é que na busca orgânica é tudo diferente porque todos os cliques são “grátis”, ou seja, o CPC é zerado.
Dessa forma não é um problema em si quando seu CTR é muito baixo para determinada pesquisa. O problema é você não agir para melhorar o CTR das pesquisas que interessam ao seu negócio.
No SEO, ao contrário da busca paga, você aparece para termos que não controla. Sua página de “Camisa manga comprida amarela Tommy” pode perfeitamente aparecer nas buscas por “manga tommy amarela”.
Logicamente pouca gente interessada na fruta vai clicar no seu link, o que vai gerar muitas impressões e nenhum clique na sua camisa.
Não se preocupe com isso! Na prática isso é um bom sinal, significa que seu domínio tem autoridade e consistência. Você está fazendo um bom trabalho de SEO.
Um bom trabalho de SEO derruba seu CTR! Um ótimo trabalho de SEO aumenta o CTR das palavras que trazem clientes para seu site.
Qual é o CTR ideal, afinal de contas?
A primeira coisa a destacar é que cada pesquisa é única. Uma determinada busca pode ter um determinado resultado na posição zero que satisfaz 70% das pessoas. Portanto apenas 30% irá clicar em algum link.
De forma gera considere que cerca de metade das pesquisas não gera nenhum clique para o Google. E a primeira posição costuma receber cerca de 30% dos cliques. No gráfico acima você pode ver a queda rápida do CTR por posição nas buscas com intenção de compra.
Os dados vieram desta pesquisa. Os gráficos vieram do Backlinko.
Outros insights interessantes sobre o CTR:
- O CTR nas primeiras posições da segunda página é superior ao das últimas posições da primeira página. É um caso de matemática, na segunda página há menos impressões
- URLs que contem a palavra buscada tem um CTR cerca de 30% maior do que o restante, na média
- Títulos com perguntas tem CTR mais alto
- Títulos com sentimento (Exemplo “Esse produto é bom, veja o porquê”) tem um CTR mais alto
CTR tem impacto, ok. E agora?
Agora que você sabe o que é CTR e como ele é impactado, você tem a opção de trabalhar duro verificando suas páginas com mais impressões e otimizando elas para cliques como se fossem anúncios no Google Ads. Faça hoje, publique e mês que vem verifique no Google Search Console o impacto das suas alterações.
Um CTR baixo para uma busca interessante é uma oportunidade de crescer na busca. Um CTR alto no total significa basicamente que seu conteúdo não é valorizado pelo Google e você só aparece nas buscas por seu nome.
Como usar o CTR do Google para seu E-commerce?
- Publique ótimo conteúdo (ou seja, trabalhe sua descrição de produto/categoria)
- Verifique as impressões que esse conteúdo tem no Google Search Console
- Otimize como se fosse um anúncio CPC para a palavra-chave interessante
- Controle e repita
No Curso de SEO para E-commerce tem um passo a passo como fazer e um roteiro de otimizações.