Como vender mais fora do MercadoLivre

Como vender mais fora do MercadoLivre

Semana passada o MercadoLivre, ainda o principal Marketplace do Brasil, mudou novamente as regras. Agora o ML possui uma “loja oficial” em que concorre diretamente com seus sellers em algumas categorias, podendo usar os dados de usuários que só ele, como dono do site, possui.

Não sei você, mas eu ficaria chateado se dependesse das vendas de algum dos quase mil produtos colocados à venda pelo vendedor “Mercado Livre Loja Oficial“.

O que fazer quando o MercadoLivre muda as regras?

Então, o correto a fazer nesses caso é o mesmo que todos deveriam fazer, mas deixam de lado por conveniência. O correto é diversificar seus canais de venda. Isso vale para SEO, e-commerce ou mesmo Marketplace.

É um risco à sobrevivência de seu negócio colocar mais de 70% da sua receita futura em apenas um canal. E você deveria estar trabalhando para corrigir isso.

Minha solução para resolver o problema

Após atender dezenas de clientes, estabeleci uma rotina com 7 passos para vender FORA do MercadoLivre. É uma sequência perfeita, tranquila e testada para quem tem vendas substanciais no site e precisa diversificar.

É importante frisar que a ideia nunca é sair 100% do Mercado Livre, mas AUMENTAR as vendas no e-commerce de forma a diminuir a dependência do marketplace. Se você vende R$ 100 mil no Mercado Livre, o objetivo é vender R$ 50 mil FORA do Mercado Livre após 12 meses.

7 passos para sair do Mercado Livre

1. corrigir seu layout
2. revisar seus scripts
3. reforçar sua marca
4. analisar seu negócio
5. análise SWOT
6. SEO para e-commerce
7. mídia de performance

Cada um dos passos tem um jeito certo, lucrativo para ser realizado. O passo número 1, por exemplo, prioriza aqueles elementos que mais fazem você perder conversão. Já o passo 6 é importante poque não existe caso em que uma página otimizada para buscas orgânicas performe PIOR do que uma antes da otimização.

Veja, entendo que os passos são bastante explicativos e você pode tranquilamente aplicá-los em sua loja. E, para quem vende bem em e-commerce não há nada que seja novidade.

Caso você tenha se interessado nesse passo a passo, preencha o formulário abaixo que enviarei uma apresentação mais completa da consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer acelerar as vendas da sua loja?