Por que minha loja virtual não aparece no Google?

Por que minha loja virtual não aparece no Google?

É comum lojistas se perguntarem porque seus e-commerces não aparecem nas buscas do Google. Na maior parte dos casos a resposta é simples, por falta de trabalho de otimização. Porém eu entendo que é algo muito vago, portanto preparei esse artigo para explicar mais claramente os motivos que podem estar empurrando seu site para baixo.

Mais importante ainda, um site que não aparece no Google provavelmente é um site de baixas vendas, sem relevância no mercado e com poucos clientes. Não existe uma regra, mas eu nunca vi um site vender menos APÓS algumas ações de otimização para buscas orgânicas.

Motivo #1: Seu e-commerce provavelmente é lento

Nos últimos anos temos falado muito de velocidade de carregamento dos e-commerces e, embora a velocidade em si não seja um fator de diferenciação, é uma variável muito importante para a usabilidade de um site.

Um e-commerce que carrega em menos de 5 segundos pode ser utilizado, portanto tem uma taxa de rejeições normal, portanto tem valor para o usuário, que compra na loja. E o Google privilegia sempre os sites com melhor experiência do usuário.

Teste a velocidade do seu site comparando um URL de detalhe de produto com um concorrente. Não faça teste na sua home. Eu gosto de usar o Pingdom para esse tipo de teste.

Seu site provavelmente é lento pelos seguintes motivos:

  1. Sua hospedagem é muito ruim
  2. Você está usando imagens muito pesadas
  3. O tema da sua loja deixa muito a desejar

Normalmente o primeiro problema é exclusivo das lojas opensource, já os dois outros problemas acontecem também em quem usa uma solução Saas.

Motivo #2: Conteúdo de má qualidade

Um dos objetivos de um buscador, seja ele Google, Bing ou mesmo MercadoLivre é encontrar o conteúdo mais relevante para o usuário. Convenhamos, se seu conteúdo é de má qualidade, as chances de você aparecer ficam reduzidas.

Uma pergunta clássica de lojistas inexperientes é “quem lê as descrições de produto?”. Minha resposta é sempre a mesma. Apenas os compradores leem as descrições, os outros evitam.

Porém, no caso de e-commerces conteúdo é muito mais do que apenas “descrições de qualidade”. Um bom conteúdo passa por uma definição clara das palavras-chave buscadas pelo seu cliente, por imagens bonitas tanto descritivas quanto inspiradoras, vídeos demonstrando o produto, comentários de clientes e até o preço e condições de compra do seu e-commerce.

Sim, preço faz parte do seu conteúdo. E lojas com preços altos ou poucas avaliações sociais recebem menos visitas.

Motivo #3: Reputação duvidosa

Ninguém conhece sua loja, pois você começou esse negócio semana passada. Qual a qualidade do seu serviço? Quem recomenda comprar com você? Os buscadores enxergam a reputação de um e-commerce de uma forma similar.

Sua reputação é duvidosa quando há poucas pessoas falando sobre seu negócio. Note que “duvidosa” não significa “negativa”, quer dizer exatamente que não se sabe nada a respeito do seu negócio.

Nesse sentido vale destacar que uma corrente bem forte no mundo de SEO fala sobre a importância de links externos. De fato eles são importantíssimos porque atestam a reputação de um site.

Como melhorar a autoridade de seu e-commerce

  1. Envelheça (sim, sites mais antigos tem mais reputação)
  2. Consiga links de amigos, clientes, fornecedores
  3. Publique artigos como convidados em outros sites
  4. Conquiste links com conteúdo incrível

Motivo #4: ninguém procura por seu produto

Acredite, mas esse é um motivo comum para que uma empresa tenha resultados sofríveis na busca orgânica. Simplesmente não tem ninguém procurando por um produto que sequer sabe existir.

Pense num produto como “pau de selfie”. Embora tenha sido algo muito consumido, antes de se tornar popular era algo muito incomum que simplesmente não tinha buscas online.

Há algumas categorias complicadas naturalmente para buscas. Quem possui uma marca própria de moda, por exemplo, costuma ficar frustrado com seu resultado de vendas orgânicas. No extremo oposto, quem trabalha com produtos muito específicos, como autopeças usadas de modelos fora de linha, também vê um volume de visitas muito baixo.

Como resolver isso então?

O primeiro passo certamente é identificar o problema para que você possa agir. No Curso de SEO para E-commerce há recursos que ajudam a solucionar todos os 4 itens que inibem suas vendas orgânicas.

Outra opção é solicitar um programa de consultoria de SEO para E-commerce adequado para seu negócio. Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato.

 

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