Como definir palavra-chave em um E-commerce?

Convertendo tráfego em vendas

Como definir palavra-chave em um E-commerce?

Um ponto central de qualquer processo de otimização para a buscas é definir bem sua palavra-chave. Mas como fazer isso corretamente em um e-commerce?

Nâo raro uma loja tem 2.000 skus. E essa é uma loja pequena! Pensando nisso montei um pequeno tutorial de como fazer análise de palavra-chave de forma assertiva a gerar vendas.

Mas comecemos no começo!

O que é uma palavra-chave em SEO?

A palavra-chave é o ponto de partida da busca por texto (seja ele escrito ou oral). Na frase “smart tv 4k black friday”, por exemplo, você tem as seguintes palavras:

  1. smart
  2. tv
  3. 4k
  4. black
  5. friday

Semânticamente, black+friday é apenas uma palavra por que neste conjunto e nessa ordem essas duas palavras tem um significado bem preciso e muito diferente de quando se considera os termos “black” e “friday” separadamente. A mesma regra vale para “smart tv”.

Portanto “smart tv 4k black friday” é uma frase composta por pelo menos 3 palavras-chave individuais

  1. smart tv
  2. 4k
  3. black friday

Como determinar a palavra-chave da minha página ou produto?

No Curso de SEO para E-commerce eu apresento algumas formas de análise para hierarquizar e ordenar as palavras-chave e escolher as mais importantes. Mas vou dar um atalho. É preciso pensar como o consumidor.

O consumidor pensa (e escreve!) de um jeito peculiar. Quem escreve “smart tv 4k black friday” está fazendo uma busca bem diferente de quem busca ” black tv ” ou “smart black” por exemplo. Isso precisa se refletir, portanto, em como você descreve seu produto.

Dicas de palavra-chave

como definir palavra-chave

Na hora de montar sua página você precisa então ordenar suas palavras-chave para escrever o título do produto, a descrição as meta tags. Uma ferramenta bastante útil para essa atividade é o Answer The Public , que mostra o tipo de busca que as pessoas fazem rotineiramente.

Como identificar as palavras-chave em massa?

Na verdade esse é o truque do gato. E, embora seja um “truque”, é realmente muito simples. É preciso começar seu trabalho de SEO pela palavra-chave única do produto.

No caso de um produto com nome de modelo distinguível, como a “Geladeira RE31 da Electrolux” fica fácil. Você começa pelo nome da categoria + modelo + marca.

No caso de produto sem distinção de modelo, normalmente produtos de moda, você deve ressaltar os atributos únicos do produto. Algo como “biquini crochê verão 2020 top cortininha“. Neste caso você ordena os atributos.

Mais artigos sobre SEO para E-commerce

 

Sobre o Autor

Daniel Bender
Daniel Bender
Autor do Curso de SEO para E-commerce. Consultor de E-commerce e SEO, com mais de 10 anos de experiência em vendas e 20 anos na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *