O impacto do preço na busca

O impacto do preço na busca

No E-commerce a variável preço sempre foi e sempre será fundamental, afinal é disso que se trata a venda! Porém, quando falamos do impacto do preço para SEO é preciso considerar que as coisas não são nada simples.

Para entender o cenário, é preciso regredir um pouco. Para aquela época pré-histórica em que Google não mostrava rich snippets na busca. Para quem não sabe, os snippets são dados da página de destino que o buscador imprime no resultado da busca.

Como era antes dos snippets

A pessoa fazia uma busca e tinha dezenas de opções de lojas com o mesmo produto. Só tinha 2 formas de saber o preço em cada uma, que era clicando em cada loja ou ir atrás de um comparador de preços.

Isso tomava tempo do comprador e, logicamente, gerava uma alta taxa de rejeição nas lojas com os preços não tão atrativos. Portanto, é preciso reconhecer que os snippets melhoraram de fato a experiência na busca.

As lojas sem um bom preço, ou sem estoque tem menos cliques. Mas são cliques que não gerariam vendas de quaisquer forma.

Como é hoje

No caso da imagem da busca acima, há 3 ofertas bem diferentes impressas. A loja oficial da Apple, uma loja especializada em reformar celulares e um marketplace com o melhor preço.

Qual link você acha que é o mais clicado? E quem tem mais vendas?

Não é necessário nem apostar. A resposta para ambas as perguntas é a mesma, depende do cliente.

  • Algumas pessoas valorizam comprar na loja oficial da marca. Elas pagam 10, 20% a mais por essa experiência.
  • Outras pessoas preferem economizar um pouco e entendem que os aparelhos reformados tem uma boa garantia.
  • Por fim, é razoável supor que o grosso das pessoas acaba comprando o aparelho novo no marketplace com o preço mais barato.

Como você deve fazer

No caso de produtos comparáveis e funcionais, como eletrônicos e eletrodomésticos, é preciso dizer o que só sua loja oferece.

No caso de produtos de consumo mais prazeroso, como moda ou consumíveis, é preciso entender a faixa de valor que a pessoa está disposta a gastar. Uma compradora de calçados sabe muito bem que um scarpin de R$ 200 é totalmente diferente de um de R$ 400. E dentro de cada faixa de valor há uma promessa diferente a fazer.

Verifique sua loja

Para verificar se sua loja está com os dados estruturados corretamente, use a ferramenta de teste de snippets do Google. É grátis e traz informações valiosas.

Para testar, lembre de usar o URL de um detalhe de produto e não da home da loja.

 

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