Os 4 passos para garantir o feijão com arroz do SEO

Convertendo tráfego em vendas

Os 4 passos para garantir o feijão com arroz do SEO

Existem diferentes técnicas e metodologias para fazer SEO para e-commerce. Porém como a maior parte das atividades atreladas ao dia a dia do comércio eletrônico o SEO acaba ficando perdido e esquecido. Apesar de já ser clara a sua importância do SEO como garantia de sucesso nas buscas orgânicas, o SEO é visto como algo complexo e de difícil realização . Por isso vamos desmistificar o SEO pontuando aqui os 4 passos para garantir o feijão com arroz de SEO para o seu site ou loja virtual.

Passo 1 – Vender em primeiro Lugar 

Parece lógico, mas nunca é demais salientar, que se você possui um e-commerce ou um site sobre seu negócio a sua prioridade é vender. “Vender em primeiro lugar” deve ser seu mantra diário. 

Foque sempre em vender !

Sabemos que na correria de cadastrar ene produtos por dia e equilibrar seu tempo com muitas outras atividades da loja esse foco pode se perder. Mas não se esqueça que sua loja nasceu para um único e importante fim: vender. Então hora de cadastrar um produto ou texto foque em venda.

Tente sempre se perguntar “que problema este produto vai resolver para o meu cliente?”. Aqui vão algumas dicas para pensar e utilizar quando for criar um cadastro: 

  • destaque as vantagens do produto;
  • chame atenção para seus benefícios;
  • comente em quais situações ele será útil;
  • mostre quais outros produtos que sua empresa oferece combinam com ele; 
  • informe para que este produto serve;
  • Sempre chame seu cliente para a compra com chamadas para ação. Mais conhecidos como  Call to Action (CTA) essas chamadas para ação são frases e palavras que estimulam o cliente a realizar a compra. 

Passo 2 – Apareça nas buscas – melhore seu conteúdo fazendo SEO Onpage

Legal! Agora você já está com todo foco no objetivo principal:a venda! Seguindo no raciocínio de ter um bom feijão com arroz, vamos te ajudar em outro ponto:apareça nas buscas – melhore seu conteúdo fazendo SEO Onpage. Tudo começa com uma boa estratégia. Para isso é preciso que o seu SEO onpage siga um número mínimo de regras. Traduzindo o SEO onpage é o que você deve destacar na sua página para que os buscadores coloquem seu site nos primeiros lugares. 

Destacamos 5 pontos que você deve priorizar no cadastro: 

  • Tags H1 e H2: Os buscadores usam esses títulos em html para designar qual será o assunto principal da sua página.
  • Título: Devem ser descritivos dos seus produtos, obedecer o número de 50 a 68 caracteres, reforçar palavras chave; lembrar que esse título aparecerá nas buscas então deve ser atrativo para quem está navegando na web.
  • Palavras-chave: ela deve aparecer pelo menos em 1 frase de descrição do seu produto, nem que seja repetindo o nome do produto. Uma boa referência é você buscar as palavras chave no site. www.google.com/trends/correlate. Escolha palavras que tenham um bom Volume de Busca. utilize o Google Trends para auxiliar nesta escolha. 
  • Meta description: como falamos acima o essencial é vender, então não perca o foco. Meta description está destacado na imagem abaixo. Em resumo ele é o texto que aparece abaixo do título nas buscas. 
  • linkbuilding:  onde outros sites usem o seu conteúdo como referência relevante. Ou seja vire referência em determinados assuntos. 

Passo 3- Melhore sua usabilidade com SEO Técnico

Basicamente aqui o feijão com arroz começa a virar comida gourmet, ou seja, esta parte já não é tão básica mas faz toda diferença!  O SEO técnico é tudo o que diz respeito a usabilidade do seu site. Itens como: acessibilidade, velocidade de resposta, análise de links, estrutura das tabelas, acessibilidade das imagens e muito mais.

Aqui você poderá utilizar diferentes ferramentas disponíveis na rede para auxiliar na melhoria técnica. tais como: 

  • Website Grader – Analisa performance: velocidade, tamanho da página, SEO, Mobile, entre outras métricas. 
  • Pagespeed Insights – Analisa a velocidade da sua página. Ferramenta do Google. 
  • Check my links – Como o próprio nome diz ela analisa os links da sua página. Ferramenta do Google. 
  • BuzzStream – possui o recurso de localizar outras páginas que possam divulgar seu conteúdo.
  • SEMrush – Ferramentes para análise SEO, Trafego, Conteúdo, entre outras. 

Passo 4- Melhore sua autoridade com SEO Offpage

Aqui estamos falando principalmente dos links externos a sua página. Ou seja quando outros domínios mencionam o seu site. Isso ocorre quando alguém usa seu www como referência, demonstrando que seu conteúdo “tem conteúdo” (risos). Ou melhor,que a sua página é relevante para o mundo online. Neste caso quanto mais melhor. 

Além disto, o que conta como técnica de SEO Off-page é o seu site ser seguro por exemplo. Garanta que tenha um bom certificado de segurança SSL. Garanta também que as suas redes sociais sempre mencionem o site e gerem links e conteúdo interessante e relevante para ser compartilhado. 

Contando com essa receita de feijão com arroz um pouco gourmetizado você certamente estará à frente dos seus concorrentes e garantirá um melhor posicionamento orgânico da sua página. Quer conhecer mais sobre SEO ou entrar em nossos grupos de whats app ? Então  Clique aqui. 

Sobre o Autor

Renata Bento
Renata Bento
Jornalista por formação apaixonada por e-commerce, marketing digital e Customer Success (pós vendas) Trabalhei na Dell INC, Mil Sons, Taurus, Linx Commerce, Moovin entre outras empresas. Atualmente atuo como consultora e freelancer para lojas online e sites.

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