O básico essencial do SEO para E-commerce

Convertendo tráfego em vendas

O básico essencial do SEO para E-commerce

Escrevo esse artigo para listar o que considero o básico essencial do SEO para E-commerce. São ações absolutamente necessárias para você ter algum desempenho na busca orgânica.

Se você pesquisar bem, encontrará opiniões diversas, com mais ou menos itens. A questão é que você não estará errado se fizer isso e, profissionalmente, considero que seu e-commerce estará abaixo da média se não fizer pelo menos isso.

O básico do SEO técnico para e-commerce

  • O layout da sua loja precisa ser pelo menos responsivo (melhor se tiver versão mobile)
  • URL amigável (se você não tiver isso, mude de plataforma!)
  • Carregamento da página de produto nunca acima de 5 segundos conforme o Pingdom
  • Imagens nunca acima de 200kb
  • Peso total máximo de uma página nunca superior a 3 mb
  • Tags H1 bem posicionadas, repetindo o meta title da página
  • Certificado SSL
  • Cuidado para não ter erros 404 na loja
  • Google Search Console ativado
  • Google Analytics ativado
  • Links internos via breadcrumbs

PS: A maior parte dessas questões são atendidas mesmo por plataformas de entrada como Xtech e Traycommerce, às vezes requerendo uma configuração ou ajustes no layout

O básico do SEO on page para e-commerce

  • Título descritivo do seus produtos
  • Pelo menos 1 frase de descrição do seu produto, nem que seja repetir o nome.
  • Uso de meta title e description único por produto, categoria e home (ou seja, não repita meta tags!)

O básico do SEO off page para e-commerce

  • Acompanhar as principais palavras-chave de seu negócio
  • Monitorar os concorrentes
  • Colocar links para sua loja (sem redirecionador!) nas redes sociais do E-commerce

Por que o básico de SEO para E-commerce?

Acredite, nem todo mundo já fez o tema de casa e sabe o mínimo necessário para sua loja estar no Google. Este checklist acima permite que uma pessoa possa buscar as respostas sozinha ou com ajuda de seu desenvolvedor.

A jornada de E-commerce não é simples como pintam alguns gurus e mídias especializadas. Há muito suor, sangue e tristeza para atingir o ponto de equilíbrio.

Participe do grupo de WhatsApp de SEO para E-commerce. Clique para ser redirecionado para o convite.

Mais sobre SEO para E-commerce

 

Sobre o Autor

Daniel Bender
Daniel Bender
Autor do Curso de SEO para E-commerce. Consultor de E-commerce e SEO, com mais de 10 anos de experiência em vendas e 20 anos na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *