SEO para E-commerce: O papel da marca nas buscas

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SEO para E-commerce: O papel da marca nas buscas

A competição na busca orgânica em E-commerce não é exatamente fácil. Dentro da perspectiva de SEO para E-commerce, o que nem todos estão vendo é o peso da marca no resultado orgânico.

Acredite, marcas tem um peso imenso em SEO para E-commerce.

A raiz do problema é que o mercado de SEO costuma usar indicadores técnicos para dar autoridade, porém poucos visitantes se interessam de fato pela quantidade de backlinks ou a data de registro antes de acessar um site.

Então como fazer para dar autoridade para um E-commerce?

A resposta é alavancar sua marca.

Como ganhar autoridade em E-commerce?

É comum que especialistas de SEO repitam a importância de publicar conteúdo valioso para gerar autoridade (e backlinks) em um site. Essa é uma tarefa que costuma ser desafiadora para qualquer um, mas em se tratando de e-commerces é ainda mais complicado.

A razão é simples. Imagine que você é um magazine online e quer aumentar sua autoridade.

Vale a pena criar infográficos ou artigos falando do tema? Enviar releases? Mendigar guest posts? Convido a pensar um pouco antes de sair contratando freelas para fazer conteúdo com potencial de engajar seus usuários a ponto de ganhar backlinks.

Um forma simples de forçar o Google a reconhecer sua marca é incentivando seus clientes a buscarem por ela e mencionarem em suas redes sociais (online e offline).

Impacto de uma marca na busca

Digamos que seu magazine online tenha uma marca sexy, vinculada a causas que lhe sejam interessantes. Como bons exemplos, podemos citar a presença da Magazine Luiza na Parada Gay de São Paulo e também o apoio de Luciano Hang (mais conhecido como “dono da Havan”) durante a candidatura de Jair Bolsonaro.

link para a notícia no Adnews

Em ambos os casos, a marca “cola” na causa e passa a ser mais citada em todos os lugares. Embora as citações na busca, em redes sociais, em blogs e jornais seja quantificável, o impacto que realmente interessa é o recall.

Eventualmente uma pessoa que apoia a causa LGBT irá fazer uma busca por um produto qualquer vendido tanto por Magazine Luiza quanto Havan e decidirá qual resultado irá clicar. Provavelmente, caso se identifique mesmo com a causa LGBT, há uma chance maior de clicar no link da Magazine Luiza. E se for mais conservador, irá clicar no link da Havan.

SEO para e-commerce

Em qual link você clicaria para comprar uma TV?

O resumo é que as pessoas tendem a clicar em marcas que reconhecem como positivas, seja por compras passadas, menções sociais ou proposta de valor da marca. Você não precisa ser a Havan nem a Magazine Luiza para ter algum reconhecimento.

Como incentivar a busca pela marca?

Entre os processos mais importantes de um e-commerce existe o de Recorrência. Uma loja de sucesso precisa fazer com que os clientes voltem a comprar. E não existe uma só forma de fazer isso. Pode ser por email marketing, whatsapp, telefone ou redes sociais. Tanto faz.

Para vender mais você precisa que as pessoas voltem a comprar com você.

E quanto mais você trabalhar a recorrência, mais pessoas irão buscar sua marca no Google/Bing e ter uma navegação longa, com taxa de rejeição baixa.

Uma boa média a buscar é pelo menos 10% do seu tráfego total vindo da sua própria marca. Porém o mais importante é você acompanhar esse indicador.

Impacto da busca de marca em SEO

Importante dizer que este é um assunto controverso. Não há uma confirmação direta que diga “marcas fortes são beneficiadas pela busca”, porém considerando o argumento acima é de esperar que uma loja muito reconhecida tenha sempre uma taxa de cliques maior no resultado de busca e, portanto, mais visitas orgânicas mesmo que esteja em posição inferior.

Em relação a impacto direto na busca, entende-se que menções são boas e uma forma de medir isso é pelas buscas pela marca. Este artigo do Search Engine Land resume a questão dessa forma:

The bad news is, you’ve got one more thing to track and optimize. The good news is that mentions are much easier to get than dofollow links and will likely pay off equally well. The even better news? If you already have a link-building strategy that’s working for you, you can continue using it to win mentions and stop stressing about publishers nofollowing your links (or not linking to you at all).

A má notícia é que você tem mais uma coisa para controlar e otimizar. A boa notícia é que menções são muito mais fáceis de conseguir do que links dofollow e provavelmente vão se pagar igualmente bem. A notícia ainda melhor? Se você já tem uma estratégia de linkbuilding que esta funcionando, você pode usá-la também para ganhar menções e parar se preocupar com veículos usando links nofollow (ou não lincando de jeito algum).

Dicas de como aumentar as buscas de marca

Estabelecemos que mais reconhecimento de marca vai ajudar nas suas buscas orgânicas, seja aumentando o clique de seus links na busca, tanto quanto aumentando sua autoridade no Google/Bing. Ok, mas e agora como faz?

Se faz como sempre se fez. Mas melhor.

Seu pós-venda precisa ser incrível

Você precisa medir a satisfação de seus clientes e dar atenção às reclamações. Sempre. Atenda. Às. Reclamações.

Alinhamento com o público-alvo

Apenas como exemplo, algumas marcas se alinham com a causa LGBT porque querem ser modernas. Outras porque acreditam firmemente nisso. Algumas lojas vão tão longe a ponto de possuir um processo de contratação de profissionais trans. Algumas coisas fazem parte do DNA da marca e você precisa repetir isso.

Facilite o boca-a-boca

Sabia que 93% das conversas sobre marcas e produtos acontecem offline? Pois é. As redes sociais monopolizaram o entendimento do que é boca a boca, mas o impacto do boca a boca presencial é incomparável.

Uso inteligente de assessoria de imprensa

Um bom profissional de RP pode ajudar sua marca a contar histórias que você não imaginava possível. Se você já estiver no mercado, precisa muito de um assessor de imprensa.

Cuide das redes sociais

Considerando o que está acima, lembre-se que as redes sociais online são um ótimo espaço para destruir uma marca. Portanto fique atento ao que estão falando e trate de se alinhar com seu público-alvo.

Mais ideias de como melhorar sua marca e presença no Google? Use os comentários.

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Sobre o Autor

Daniel Bender
Daniel Bender
Autor do Curso de SEO para E-commerce. Consultor de E-commerce e SEO, com mais de 10 anos de experiência em vendas e 20 anos na internet

 

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