Como competir em SEO com concorrentes maiores?

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Como competir em SEO com concorrentes maiores?

Competir em SEO para E-commerce com concorrentes maiores é bastante desafiador no varejo tradicional, mas no e-commerce a tarefa pode ser hercúlua. Como uma loja pequena ou média pode fazer frente a um gigante como Carrefour?

A verdade dura e cruel é que, de forma geral, você nunca deve competir frente a frente com o Carrefour ou Americanas. Nem deve competir diretamente com nenhuma outra loja.

Você deve batalhar para conquistar o seu cliente e SEO é apenas uma arma nessa guerra.

Sun Tzu e SEO para E-commerce

O fundador da estratégia Sun Tzu disse:

O EXÉRCITO VENCEDOR PERCEBE AS CONDIÇÕES PARA A VITÓRIA PRIMEIRO E ENTÃO LUTA. O EXÉRCITO PERDEDOR LUTA PRIMEIRO E SÓ DEPOIS BUSCA A VITÓRIA (fonte)

Colocando isso em nosso contexto de SEO para E-commerce, você só deve entrar em uma batalha que sabe que vai ganhar. Para tanto, vale lembrar os motivos que levam seu cliente a comprar determinado produto ou serviço.

Esta é uma lista resumida do que leva uma pessoa a comprar de uma loja em detrimento de outra:

  • você tem o produto em estoque
  • seu preço é mais baixo
  • seu serviço é melhor ou mais rápido
  • você é mais confiável do que o concorrente
  • comprar de você é uma experiência melhor

É evidente que nenhuma loja consegue ser a melhor em todos os critérios acima. Mas se você consegue ganhar em algum deles do mercado, precisa dizer isso.

E o SEO para E-commerce, onde anda?

Então, SEO é uma forma de dar alcance ao seu produto. Mas não adianta você estar na primeira posição para uma busca se você não vence o mercado em nenhum critério de valor percebido para o cliente.

Então se inicia o trabalho de SEO para E-commerce sempre definindo bem a proposta de valor do produto, serviço ou loja.

A batalha pela atenção do cliente

Uma vez que você definiu bem sua proposta de valor, deve aplicar no seu produto, no seu snippet e meta tags.

Veja a busca abaixo para a frase “comprar tenis nike para corrida“:

SEO para e-commerce

 

  • A loja da Nike reforça o fato que é uma loja oficial e tem muita variedade em Nike
  • O Zoom ajuda a escolher o melhor tênis Nike
  • E a Kanui fala que tem Nike, tem tênis para corrida e mais um monte de material esportivo.

Qual é o melhor para competir em SEO?

Depende do cliente.

Como foi falado antes, alguns clientes vão valorizar o fato de conhecerem a loja pessoalmente. Outros que tem uma variedade grande de outros itens que podem acrescentar à compra. Mais alguns clientes vão querer saber de parcelamento ou melhor preço à vista.

Você não pode otimizar para tudo. deve escolher otimizar apenas para aquilo que é muito bom.

Ou seja, irá decidir participar apenas das batalhas que tem chance de vencer.

Recursos para se diferenciar no SEO de E-commerce

  • snippets bem configurados
  • comentários assertivos de clientes
  • proposta de valor bem definida
  • preço alinhado com a a proposta de valor
  • SEO técnico e onpage bem feito

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Sobre o Autor

Daniel Bender
Daniel Bender
Autor do Curso de SEO para E-commerce. Consultor de E-commerce e SEO, com mais de 10 anos de experiência em vendas e 20 anos na internet

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