Como melhorar a autoridade de SEO de E-commerce

Convertendo tráfego em vendas

Como melhorar a autoridade de SEO de E-commerce

Quase todo mundo sabe que um dos pilares básicos da presença na busca é a autoridade de SEO de E-commerce. Mas como melhorar isso rapidamente de forma a impactar em vendas logo?

O fato é que existem vários critérios que o Google e outros buscadores consideram que agrupamos dentro do guarda-chuva “autoridade”. Destaco entre eles:

  • idade do URL do produto
  • links para o detalhe de produto
  • autoridade do domínio

Como melhorar rapidamente a autoridade de E-commerce?

Como você deve se imaginar, aumentar artificialmente a idade de um produto é algo que não funciona. Uma técnica que alguns webmasters se utiliza é fazer redirecionamento de uma página mais antiga, de um produto esgotado, para um produto novo ou que precisa melhorar o posicionamento.

Outra forma é aumentar o número de links para o detalhe de produto. Para fazer isso de forma rápida, muitos “estrategistas” acabam comprando links em quantidade.

Como você deve imaginar, ambas táticas vão contra as regras de boa conduta do Google e são consideradas Black Hat. Faça isso e corra o risco de ser banido das buscas.

Solução rápida para melhorar a autoridade

No caso de e-commerce, aumentar a autoridade de uma página de produto é na verdade muito fácil. Isso porque maior parte das plataformas de e-commerce naturalmente geram muitos URLs que não são produtos.

As plataformas geram automaticamente páginas de Tags, de marcas, categorias, subcategorias, filtros, paginação e produtos esgotados.

Mas nem todas essas páginas tem relevância em vendas.

A solução é reduzir o número de páginas indexadas

Sugiro o seguinte passo a passo para aumentar imediatamente a autoridade do seu E-commerce no Google:

  1. Gere uma lista de todos os URLs indexados no seu Google Search Console (URL é https://search.google.com/search-console/index)
  2. Liste todas as páginas que não tem valor comercial, que você não consegue otimizar para buscas ou redirecionar para um resultado melhor.
  3. Bloqueie as mesmas na sua plataforma, no seu sitemap ou então use o Robots.txt para bloquear.

Dica: bloqueio de urls melhora seu SEO

Resultado é aumento de autoridade de SEO de E-commerce

Não é mágica. A autoridade do seu site é dividida entre todas as páginas publicadas. Digamos que a sua nota seja 100 e você tem 1.000 página publicadas. Isso dá autoridade de 0,1 por página, certo?

Ao reduzir o total de URLs em 20%, de 1.000 para 800, a autoridade média de cada página saltou de 0,1 para 0,125. Um aumento de 25% sem usar black hat.

Faça isso e observe o ganho de posição nas suas páginas de produto.

 

Sobre o Autor

Daniel Bender
Daniel Bender
Autor do Curso de SEO para E-commerce. Consultor de E-commerce e SEO, com mais de 10 anos de experiência em vendas e 20 anos na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *