Etapa 1: Revise sua loja

Etapa 1: Revise sua loja

O primeiro passo no trabalho de otimização para buscas é revisar a loja. Velocidade, usabilidade e scripts.

É preciso analisar a velocidade do seu e-commerce em detalhe, mas com um parâmetro competitivo.

Veja o vídeo explicando todos os passos

Acesse o vídeo pelo link

Velocidade! Tarefas que você precisa executar

  1. testar a página do seu produto mais vendido no https://tools.pingdom.com/. Registre o tempo de carregamento e o tamanho
  2. testar a página dos principais concorrentes do seu produto mais vendido. Veja se algum deles carrega mais rapidamente ou é mais leve que o seu

Parâmetros de velocidade

  1. tempo de carregamento máximo de 4 segundos
  2. peso da página máximo em 2 megabytes

O que fazer para melhorar

  1. revise sua hospedagem e regras de cache (caso seja opensource)
  2. reduza, troque ou otimize qualquer imagem com mais de 200kbs
  3. exclua scripts inúteis

Layout! Tarefas que você precisa executar

  1. instalar a extensão SEO Wizard (no Chrome) e inspecionar uma pagina sua em Heading ou SEO Quake (Firefox) em Diagnóstico/cabeçalhos
  2. Na falta destas extensões, deve inspecionar o código diretamente e fazer uma busca por H1, H2 e assim por diante
  3. verificar se sua página de produto está hierarquizada corretamente com tags H1, H2
  4. verificar se outras páginas de sua loja (categoria, home) estão hierarquizada corretamente

SEO Quake

Parâmetros de hierarquia

  1. título do produto em H1
  2. nenhum elemento do layout em nenhuma tag H
  3. apenas elementos editoriais, dentro da descrição, podem ter tags H2, H3 e assim por diante

O que fazer para melhorar

  1. caso sua hierarquia esteja bagunçada, peça para um webdesigner corrigir para você

 

Scripts! Tarefas que você precisa executar

  1. Garantir que seu Google Analytics esteja registrando as conversões de comércio eletrônico com os valores corretos
  2. Criar uma conversão “carrinho” para quem clicar em comprar/adicionar ao carrinho na loja
  3. Configurar seu Google Search Console, é muito fácil se você estiver usando o login de administrador do Google Analytics
  4. Enviar o sitemap da sua loja para o Search Console (tente o nome padrão sitemap.xml)

Parâmetros dos scripts

  1. você precisa saber quais páginas do seu site trazem tráfego, geram carrinhos e receita
  2. a presença de seu site na busca precisa ser controlada na busca

Onde criar uma meta carrinho

Veja este vídeo sobre como Criar Metas no Google Analytics

Onde enviar o Sitemap.xml

Video sobre como configurar o Google Search Console

Próximo passo: análise da loja!

No próximo artigo vamos falar sobre como analisar a loja de forma a privilegiar suas vendas.

Todos os artigos da mentoria de SEO para E-commerce

  1. Revise sua loja

  2. Descubra palavras-chave

  3. Melhore seu conteúdo

  4. Melhore sua reputação

  5. Otimize seu e-commerce

 

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