Etapa 2: descubra suas palavras-chave

Etapa 2: descubra suas palavras-chave

O segundo passo no trabalho de otimização para buscas é analisar a loja para identificar as palavras-chave mais valiosas. Quais produtos mais vendem? Quais palavras-chave mais tem retorno? Qual categoria tem maior potencial de crescimento?

Isso é importante por que SEO é um trabalho duro e intenso. Você não consegue otimizar 2.000 produtos em 1 mês, portanto PRECISA escolher quais irá priorizar.

 

O objetivo dessa etapa então é entender suas prioridades e a partir de então começar a trabalhar naquilo que traz mais retorno. E sua prioridade logicamente é ter mais lucro com menos esforço!

Nesta mentoria vou ensinar duas formas de fazer isso, mas no Curso de SEO para Ecommerce há vários outros.

Analise o histórico do Google Ads

Esta técnica é útil caso você tenha mais de 12 meses rodando campanhas de busca no Google Ads (excluindo Google Shopping). Comece baixando o relatório mais longo possível que inclua suas palavras-chave e abra no Excel ou Google Sheets.
Veja quais palavras-chave mais trouxeram conversões ao longo do tempo, excluindo sua marca.
Veja sua posição na busca. Se você não estiver nas primeiras posições da busca já tem a sua prioridade de SEO para os próximos meses.

Como é o resultado esperado:

Esta técnica costuma trazer uma variação ou sinônimo de palavras que você já usa. Digamos que você venda “camisa”, mas a palavra-chave “blusa” tem uma performance igual ou superior à “camisa” na busca. Neste caso, você precisa otimizar seu site para o termo “blusa” também.

Faça uma lista com as palavras-chave interessantes e então pesquise o volume de buscas usando o Ubersuggest, SemRush ou a extensão do Chrome “keyword surfer

Analise o seu histórico de vendas

Esta técnica é útil para todo mundo que não tem dados confiáveis do Google Ads e, de fato, é bem fácil de fazer.

Use os relatórios da sua loja para identificar seu produto campeão de vendas (ou que deveria estar vendendo mais). Instale a extensão Keyword Surfer e veja na Google variações de busca possíveis e sua posição em cada frase.

Faça uma lista com as buscas possíveis. Priorize termos com maior volume de busca.

Veja neste vídeo como fazer para usar o Keyword Surfer

Acompanhe a live realizada sobre o assunto

 

Próximo passo

A próxima etapa do nosso processo de otimização é retrabalhar o conteúdo do seu e-commerce.

Todos os artigos da mentoria de SEO para E-commerce

  1. Revise sua loja

  2. Descubra palavras-chave

  3. Melhore seu conteúdo

  4. Melhore sua reputação

  5. Otimize seu e-commerce

 

 

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