Etapa 4: melhore sua reputação

Etapa 4: melhore sua reputação

Nossa jornada rumo ao Google continua agora com um reforço na reputação do seu site. Esse é um ponto particularmente frágil da maior parte das estratégias de e-commerce e alguns consultores costuma ignorar o assunto completamente.

Pois bem, o fato é que lojistas iniciantes muitas vezes trazem os hábitos do varejo tradicional, em que basta você estar bem localizado para ser considerado confiável. Se sua loja está em uma rua chique, ao lado de uma boutique famosa, provavelmente sua marca tem uma força elevada apenas por essa proximidade.

Na internet é obvio que não acontece isso. Não basta usar a mesma plataforma da Vivara (por exemplo) para ter a mesma reputação que ela. Então como fazer para sua loja ganhar reputação?

Resposta curta para quem tem preguiça de ler: ganhando links e menções.

Agora a resposta longa.

Veja o vídeo no Youtube

Como loja virtual pode ganhar links

É de suma importância para qualquer site ganhar links. Eles funcionam como indicadores de qualidade de um domínio, sendo considerados o fator mais forte de SEO Off page. Ou seja, otimização feita “fora do site”.

A forma mais fácil de ganhar links é pedindo! Peça para seus amigos, fornecedores, clientes. Peça que falem sobre sua loja, seus produtos e tudo o mais.

Faça conexão com sites relevantes para você e mande informações com frequência. Faça relações públicas.

Como e-commerce ganha menções

Dentro do nosso contexto, a menção é uma citação sem um link (ou com um link nofollow). Ou seja, toda a vez que sua marca é mencionada no ReclameAqui, Twitter ou Youtube. Uma ação simples de SEO Off page é também colocar o URL da sua loja nas redes sociais do dono da loja.

Tem duas formas de ganhar menções. Uma é tendo sorte, a segunda é pedindo. Então minha recomendação é saber pedir para seus clientes e amigos que falem da loja.

Novamente é uma questão de relações públicas. É uma questão do mundo mostrar quem você é.

Parâmetros de SEO Off page

A melhor forma de acompanhar a quantidade de links que você possui é através do seu Google Search Console
Existem alguns serviços que fazem controle de links, o meu preferido é o ahrefs que gera até uma pontuação de autoridade e domínio, além de mostrar os links que seus concorrentes vem ganhando.

Também uso a extensão Keyword Surfer que mostra o número de backlinks dos sites na própria busca.

O que você deve fazer agora?

  1. Revise as redes sociais de sua loja (e as suas), garanta que haja links para sua loja lá
  2. Veja quais amigos seus possuem site e podem te dar links
  3. Espie a quantidade de links de seus concorrentes
  4. Busque influenciadores de conteúdo dispostos a dar links para sua loja

Todos os artigos da mentoria de SEO para E-commerce

  1. Revise sua loja

  2. Descubra palavras-chave

  3. Melhore seu conteúdo

  4. Melhore sua reputação

  5. Otimize seu e-commerce

 

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