Como fazer Linkbuilding para e-commerce? Sua loja sabe fazer networking?
Um dos processos mais importantes de qualquer estratégia de SEO para e-commerce é o linkbuilding, ou criação de backlinks. Exatamente, temos de aumentar o número de links de outros sites apontando para o seu e, dessa forma, mostrando aos buscadores que seu domínio tem mais autoridade.
O problema é que esse processo normalmente escapa da realidade da maior parte dos lojistas. Via de regra, o empresário sabe comprar produtos, atender clientes e até fazer boas descrições de produto, então como que vai “mudar a chave” e agora começar a fazer linkbuilding para e-commerce?
Se o seu problema é criar links para SEO de E-commerce, este artigo é para você.
Video: como fazer linkbuilding para sua loja virtual
#1 Por que backlinks são importantes para sua loja virtual?
A quantidade, o contexto e a qualidade dos backlinks para um site compõem alguns dos indicadores mais importantes para determinar a autoridade de um site. Isso vem desde a criação do Google, o primeiro buscador da web a considerá-los. A inspiração veio da prática tradicional de contar citações para determinar a relevância de artigos acadêmicos.
A saber, acadêmicos do mundo inteiro usam a quantidade de citações para determinar a relevância e a qualidade do trabalho. Um artigo muito citado é normalmente considerado mais relevante do que um menos citado do mesmo segmento.
Ter backlinks significa que seu e-commerce tem reconhecimento de outros sites, portanto possui alguma autoridade. Quanto mais links, mais autoridade. Quanto mais fortes forem os links, ainda mais autoridade. Quanto mais contextuais, ou seja dentro do assunto, mais fortes são os links. Não existe uma fórmula de força, embora alguns sites como o Ahrefs permitam comparar a força de um domínio com outro.
Um ponto a destacar é que ter backlinks não é obrigatório para uma loja virtual aparecer nos buscadores, mas sem eles fica mais difícil.
#2 O que é linkbuilding para e-commerce então?
A ideia por trás do linkbuilding é um processo em que o lojista (ou webmaster) busque ativamente links para seu site. À princípio, todo novo link é bom. Seja ele de rede social, jornaleco, blogzinho ou até mesmo email marketing. Qualquer lugar onde apareça o link da sua loja conta um pouco para a autoridade do seu site.
E é claro que nem todo link é igual. Alguns são melhores do que os outros.
Se sua loja vende bicicletas, um link em um artigo recomendando e-commerces de um site de esportes vale muito mais do que o link em um video de um blogueiro qualquer.
E há links que não valem quase nada, especialmente os sites spammers que fazem hotlinking de imagens ou sites que possuem vírus e trapaças.
#3 Como fazer linkbuilding para e-commerce?
Uma vez que você entenda a importância dos links e quais são mais interessantes para seu site, é hora de sair à caça de links. É agora que entra seu networking.
Comece identificando sites relevantes para seu mercado, contatando os webmasters e enviando conteúdo bacana para eles de forma agradável e valiosa. Pode ser links para artigos ou produtos seus, pode ser artigos que você publicaria como autor convidado (guestpost), pode ser a inclusão de um link em um artigo antigo.
No caso da loja de bicicletas, por que não mapear todo mundo que publicou um guia de “como escolher a melhor bicicleta”? Aí contata-se um a um, falando da sua loja e, se possível oferecendo um cupom de desconto ou brinde para os leitores do artigo.
Como é networking, tenha certeza que muitos webmasters se negarão a colocar links. Ou então colocarão apenas o URL da loja, ou mesmo o link com “rel=nofollow” (já explico sobre isso mais adiante).
Não se preocupe com os insucessos, mas não se esqueça de celebrar os triunfos. A lição mais importante é nunca parar, sempre fazer. E ir conquistando um link por vez, sem se abalar com números altíssimos de um concorrente.
#4 Como acelerar networking da sua loja?
O primeiro mandamento do networking é fazer algo. Qualquer coisa. Que envolva outros. Enviar conteúdo, enviar directs, marcar influenciadores, convidar blogueiros para conhecer a nova coleção da sua loja. Qualquer coisa é melhor do que nada. Então comece falando com as pessoas e vá criando um processo em que sempre fala com pessoas que tem site. Sim, para SEO só interessam os influenciadores que tem site.
Algumas dicas para acelerar seu networking:
- Faça sorteios apenas entre quem tem site
- Mantenha listas de transmissão ou grupos com influenciadores
- Nunca deixe de falar com seus amigos que deram links
- Seja generoso, participe com brindes e cupons de desconto
- Também dê links quando julgar relevante
#5 Cuidados do linkbuilding para e-commerce
É preciso ter cuidado com seu processo de criação de links. Caso você comece a conquistar muitos links, quando antes conquistava poucos, o Google pode entender que esse crescimento é artificial e penalizar seu site.
Alguns detalhes que você precisa cuidar:
- Evite sites com conteúdo de má qualidade
- Evite sites muito novos (menos de 1 ano)
- Cuide para que não haja repetição de âncoras de texto (melhor alguns “clique aqui” do que ser penalizado)
- Cuide para que você tenha links nofollow, links de redes sociais (youtube e blogspot, por exemplo), e até apenas menções da URL, sem link (exemplo https://seoparaecommerce.net.br/)
Além disso é preciso um cuidado ainda mais especial com as âncoras de texto.
Por isso que é importante ter um processo permanente de criação de links e não apenas 1 sacada genial que traz 1.000 links de uma vez.
Dica de ouro: busque links de sites que você gosta
Um parâmetro perfeitamente aceitável para determinar se vale a pena investir em links de um site é se você acha o conteúdo publicado bom. Se afirmativo, invista. Se negativo, evite.
Por que isso? Ha várias formas de medir a força de um domínio. Mas nenhuma é infalível. Você cometerá erros, alguns erros toscos outros sutis. Eventualmente irá fazer networking com um site que faz muito black hat (práticas proibidas pelo Google) mesmo sem saber, e aí você fica exposto a punições por ter um domínio tóxico apontando para o seu.
Para evitar isso recomendo sempre seguir seus instintos.
- O site é bom?
- O conteúdo é bom?
- Está atualizado?
Se você respondeu sim para todas as perguntas, então siga em frente e invista em networking e linkbuilding.
Dica bônus para fazer networking
Linkbuilding se trata de networking, portanto é dando que se recebe. Sites generosos em links costumam receber links generosos. Leia mais sobre backlinks e construção de uma rede de links nesses artigos abaixo:
- https://marketingobjetivo.com.br/backlinks/
- https://www.wnweb.com.br/seo/link-building/
- https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/dicas-matadoras-de-link-building-para-e-commerce/
Leia também
Dica extra: como acelerar seu linkbuilding
Se você chegou até a aqui, provavelmente está interessado no assunto. Uma opção para quem quer acelerar seu processo de backlink é a contratação de uma consultoria de SEO especializada em E-commerce. Chame no formulário abaixo e vamos conversar a respeito.
3 comentários
Artigo muito interessante, poderiam nos dar uma forcinha com a nossa loja né? – http://www.rimports.com.br faz uma analise e nos dê um feedback.
Me chamo Roberto e Seu site é muito bom, gostei das
postagens e já salvei aqui nos Favoritos. Vocês aceitam
parcerias para troca de backlinks ou banners para melhorar
as suas visitas reais? Se tiver interesse em crescer o
número de visitantes entre no meu blog tambem
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