Rotina semanal de SEO para E-commerce

Convertendo tráfego em vendas

Rotina semanal de SEO para E-commerce

Trabalhar com SEO não é algo automático, portanto há algumas operações que todo gestor de E-commerce precisa incluir em sua rotina semanal para desenvolver seu tráfego orgânico. Fica aqui uma sugestão passo-a-passo de o que fazer para monitorar sua estratégia de tráfego orgânico semanalmente.

Rotina semanal de SEO para E-commerce

  1. Monitore seu tráfego no Search Console
  2. Controle suas vendas no Google Analytics
  3. Veja o futuro no Google Trends
  4. Leia o relatório semanal do GTmetrix

Monitore seu tráfego no Search Console

Compare seu tráfego 7 dias no Search Console, veja quais páginas ganharam cliques e impressões, e quais consultas ganharam posições.

O que é importante ver:

  • páginas que perderam impressões
  • consultas que perderam posições

O que fazer depois

  • Otimizar (ou desotimizar) presença na busca conforme Curso de SEO para E-commerce

Controle suas vendas no Google Analytics

Controlar as vendas é uma atividade diária de qualquer gestor, mas a ideia aqui é ver exatamente o resultado trazido pela busca orgânica. No Analytics, vá em Aquisição > Canais e compare últimos 7 dias com a semana anterior.

O que é importante ver:

  • páginas que tiveram mudança no tráfego
  • páginas com baixa taxa de conversão

O que fazer depois

  • Otimizar páginas para conversão

Veja o futuro no Google Trends

O Google Trends oferece um relatório de buscas ascendentes, ali podem aparecer grandes oportunidades de fazer conteúdo comercial direcionado para essas buscas.

O que é importante ver:

  • consultas ascendentes

O que fazer depois

  • Caso interessante, criar páginas com conteúdo comercial

Leia o relatório semanal do GTmetrix

O GTmetrix gera um relatório semanal da velocidade da sua página. Vá lá e configure um gratuitamente para suas páginas de destino mais importantes.

O que é importante ver:

  • páginas que tenham variado muito a performance

O que fazer depois

  • investigue o motivo para a queda

Conclusão

SEO para E-commerce é um processo, não é uma ferramenta que se aplica em um site. É preciso manter-se alerta e esperto. Este passo a passo serve para essa finalidade.

 

Sobre o Autor

Daniel Bender
Daniel Bender
Autor do Curso de SEO para E-commerce. Consultor de E-commerce e SEO, com mais de 10 anos de experiência em vendas e 20 anos na internet

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