Etapa 5: otimize seu e-commerce
Otimizar um e-commerce para buscas orgânicas não é difícil, mas é trabalhoso. Há inúmeros processos a serem realizados para ter um bom resultado. E um resultado apenas alguns meses depois. Dentro do nosso processo de SEO, “otimização” é o passo mais importante e o que mais traz retorno.
Vale lembrar que “otimizar” é “melhorar algo que já está bom”. Nesse sentido, só se pode otimizar algo que já tem algum resultado. Por esse motivo começa-se o trabalho de SEO fazendo o básico, arrumando o tema, ajustando o conteúdo e a presença online.
Uma vez que a loja já tenha feito o mínimo é hora de começar a aproveitar as oportunidades. Nesse artigo falo sobre as oportunidades de otimização mais evidentes e comuns. Ressalto porém que a quantidade de formas de “otimizar” um site é imensa e não para de crescer.
Veja o vídeo com a explicação do artigo
Otimizando aloja virtual para pesquisas
A primeira coisa que queremos é estar no Google. E para estar lá só tem um jeito, o buscador precisa entender que você pode ajudar os internautas em sua pesquisa. Digamos que a pesquisa seja “vestidos de noiva bonitos e baratos” e você quer aparecer por esse termo.
Ora, quem sabe comece falando sobre “vestidos de noiva bonitos e baratos” com autoridade e de forma útil para os compradores online. No caso deste exemplo, para otimizar a presença nesta busca seria tornar sua página mais relevante, com melhores respostas e mais informações sobre o assunto do que a concorrência.
Como fazer:
- faça a pesquisa
- analise os resultados
- produza um conteúdo superior
Indicador é palavras-chave indexadas.
Otimização para cliques
Uma vez que seu conteúdo aparece nas pesquisas, agora é hora de aumentar a taxa de cliques. Há uma correlação muito forte entre páginas com alta taxa de cliques e posição na busca. Ou seja, páginas com uma taxa de clique alta costumam estar bem posicionadas. O inverso, logicamente, também é verdadeiro.
No caso dos cliques, a tarefa é otimizar meta title, meta description e rich snippets para aumentar o interesse dos compradores. No caso de buscas muito competitivas, você pode rodar até um anúncio no Google Ads para determinar com exatidão qual melhor título e descrição para sua página no orgânico.
Como fazer:
- identifique no search console as consultas com maior impressão
- edite as metatags das páginas que se referem
- revise a presença na busca
Indicador é taxa de cliques por consulta.
Otimizando para vendas
Uma vez que você tem a visita, agora é a hora de converter o visitante em comprador. Para tanto lembre-se de cuidar com carinho de suas páginas com maior tráfego orgânico. Garanta que as fotos estão bonitas, a descrição interessante, os preços adequados que nenhum concorrente seja melhor que você.
No caso de haver concorrentes com preços muito melhores, otimize para tipos de clientes. Tem gente que prefere comprar de lojas próximas geograficamente, outras não gostam de pagar frete e todas gostam de brindes.
Como fazer:
- ressalte seus pontos fortes na página de destino
- controle e compare com a concorrência com frequência
Indicador é a taxa de conversão de carrinho ou seja, pessoas que clicam em comprar.
Otimizando para links
A presença na busca de um site é praticamente determinada pela quantidade de backlinks que recebe. Através de sites como ahrefs e SEO Surfer você pode avaliar sua quantidade de backlinks e a dos concorrentes.
Antes que você se pergunte, ter links é absolutamente fundamental. E no caso de uma busca competitiva é vital. Sem links de qualidade para seu site e sua página, sua loja provavelmente não irá aparecer nas melhores posições.
Como fazer:
- reforce as estratégias de linkbuilding do passo 4
- faça links internos na sua página com a âncora de texto correta
- busque links parecidos com os dos concorrentes
indicador é a quantidade de links externos para sua loja
Conclusão
Este é o último artigo do projeto mentoria de SEO para E-commerce. Os 5 passos são simples e aplicáveis para qualquer loja virtual.
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